Por esse motivo, produtores de alimentos buscam soluções inovadoras para otimizar e garantir a saúde das criações de gado, suínos e aves. Alguns países se destacam nas exportações de alimentos e também de tecnologias para fortalecer a segurança em vários estágios da cadeia alimentar, melhorando a nutrição animal por meio da utilização aprimorada de ingredientes e desenvolvendo novas soluções focadas na melhoria da saúde geral dos animais.
A Kemin, fabricante global de ingredientes, possui diversas soluções nesse sentido.As descobertas científicas e o trabalho feito nos laboratórios da empresa garantem a necessidade dos clientes e também do cenário comercial que está em constante mudança das expectativas dos consumidores.
Marcel Suzigan é economista e Vice-presidente de Finanças na América do Sul da Kemin. Ele conta que fazer negócios na América do Sul, independente do cenário macroeconômico e político, é fundamental e a expectativa é seguir a tendência de crescimento dos últimos anos. “Precisamos entender que o Brasil é muito maior do que qualquer dificuldade política ou econômica. Somos um país super promissor, um celeiro para o mundo, e temos que controlar o que nós podemos e não ficar refém de discussões que não façam sentido para o nosso negócio”, disse.
A unidade de negócios da Kemin Nutrição e Saúde Animal na América do Sul, por exemplo, dobrou seu crescimento em vendas líquidas e alcançou crescimento recorde em receita líquida nos últimos anos. O nível de investimento da Kemin na América Latina nos últimos 5 anos foi o maior dos maiores mundo. A empresa, que está presente em mais de 120 países fornecendo ingredientes para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis, atinge diariamente, direta e indiretamente, com seus mais de 500 produtos patenteados, 80% da população mundial. Através do uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos.
Suzigan destaca que o portfólio alinhado com o mercado dentro do segmento que atua é o diferencial da empresa. “Nós falamos de um mercado de 4 bilhões de dólares e uma empresa como a Kemin que pensa em trazer o que há de melhor em tecnologia para trazer mais rentabilidade para o produtor com a inclusão dos nossos produtos, é navegar em um mar de oportunidades”, destaca.
Para o executivo as questões que a empresa não controla são o desafio do setor como na Argentina, por exemplo, a questão econômica e no Brasil a questão fiscal. “A complexidade de se fazer negócio para uma empresa global como a Kemin encontra no nosso país pode acabar sendo um degrau no caminho, mas não uma barreira”, detalhou o Vice-presidente.
Fonte: portaldoagronegocio