Os temas serão trabalhados pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin e Eduardo de Mércio Figueira Condorelli, Superintendente do Senar/RS, que são palestrantes confirmados no evento.
Valdecir Luis Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), explica que a decisão dos temas e dos palestrantes partiu de uma análise das necessidades atuais do setor.
“A análise do cenário e perspectivas do mercado de suínos é uma informação que é necessária sempre! Dessa forma, o suinocultor consegue ter uma visão macro do mercado e assim, poder tomar suas decisões frente ao seu negócio. Já a sucessão rural, é um incentivo para que os jovens se mantenham no campo e continuem com a produção de suínos”, finaliza.
A expectativa da organização, é repetir o sucesso das outras edições do evento, reunindo mais de mil pessoas entre suinocultores, líderes políticos, órgãos oficiais, profissionais técnicos e empresas ligadas ao agronegócio.
O município anfitrião
Em 2023, será a primeira vez que o Dia Estadual do Porco chega ao Vale do Caí e também a Tupandi, que foi consagrado como município anfitrião da 47ª edição do evento.
O vale é responsável pela produção de 598.696 suínos para abate, conforme o ranking referente ao ano de 2022, divulgado pela ACSURS. Deste total, 22% dos suínos foram produzidos por Tupandi, ou seja, 133,5 mil animais produzidos para abate.
Na região, o município lidera o ranking, sendo o maior produtor de suínos para abate do Vale do Caí. Já no cenário estadual, ocupa a 16ª colocação e figura entre os principais produtores de suínos do Rio Grande do Sul.
Fonte: portaldoagronegocio