A tecnologia é, cada vez mais, uma grande aliada, e necessária, no desenvolvimento de soluções para a agricultura 4.0. Tal como a evolução de fungicidas, que estão mais especializados e capazes de atingir os alvos com maior especificidade, a precisão para aplicá-los também se faz necessária e exige um posicionamento mais técnico. Neste caso, tanto no momento correto quanto na tecnologia de aplicação. É nesse contexto que o xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, lança no Brasil a solução Timing de Aplicação, ferramenta inovadora que indica, com base em dados, os momentos mais adequados para as aplicações de fungicidas na lavoura de milho.
“Atualmente, grande parte das aplicações de fungicidas são realizadas quando as lavouras atingem determinado estágio de desenvolvimento. Então, passamos a nos perguntar se essa é a melhor maneira de planejar o manejo e se é a que traz mais eficiência e sustentabilidade ao sistema agrícola”, comenta Ricardo Arruda, gerente Técnico do xarvio® no Brasil. “O Timing de Aplicação foi desenvolvido para trazer um contraponto a essa estratégia, analisando inúmeros fatores e entregando ao agricultor a recomendação de qual melhor dia e momento para entrar com a aplicação de fungicidas.”
O recurso já existe na plataforma do xarvio® FIELD MANAGER de alguns países, com resultados significativos. Para ser implementado no Brasil, os times de Tecnologia e de Agronomia da marca dedicaram um longo período para a coleta de dados sobre ocorrência de doenças, performance de fungicidas e comportamento de híbridos de milho nas diversas localidades do País.
“Construímos o algoritmo traduzindo a realidade de todas essas regiões, tendo ao nosso lado instituições de pesquisas que nos ajudaram na imparcialidade e ampla abrangência da coleta de dados. Ao todo, realizamos registros em 37 campos de 21 clientes, em áreas que variavam de 500 a 7 mil hectares”, complementa Arruda. O Timing de Aplicação é um modelo de algoritmo que combina três variáveis fundamentais – estádio fenológico da cultura, dados climáticos e suscetibilidade do híbrido a doenças – para traçar a estratégia de manejo.
A validação foi realizada pelo time do xarvio® Digital Farming Solutions em áreas de pesquisa da BASF e em fazendas e institutos de pesquisa parceiros. “Os resultados mostram que nosso modelo consegue prever, com precisão acima de 70%, a ocorrência de doenças, possibilitando agirmos de forma muito preventiva. Além disso, ele leva em consideração o princípio ativo do fungicida usado anteriormente, e o período de ação dele, para identificar a janela mais propícia da aplicação subsequente no ciclo de produção”, explica Davi Köhntopp da Silva, pesquisador de Produtos Digitais do xarvio® e um dos responsáveis pelos experimentos de campo. “A análise é feita por talhão. E dentro de cada talhão, ele apresenta uma janela de até cinco dias de antecedência, indicando qual o risco e qual a doença que está aparecendo. Este é gatilho para a tomada de decisão.”
Outros benefícios atestados do Timing de Aplicação do xarvio® FIELD MANAGER são a explicação de como uma doença se desenvolverá ao longo dos dias, permitindo que o agricultor aja de forma preventiva, e o modelo de desenvolvimento e crescimento vegetal da cultura do milho, que apontou cada etapa do ciclo com mais de 92% de efetividade, trazendo ainda mais precisão no posicionamento de aplicações de fungicidas ou de outras atividades agronômicas que dependam dos estádios de desenvolvimento da cultura.
O que diz quem experimentou
Além da validação dos dados e recomendações do algoritmo do Timing de Aplicação, o xarvio® buscou entender a visão dos agricultores sobre a solução. Para isso, contou com 21 clientes, com alta adoção de tecnologias digitais nas fazendas, e que testaram a solução. A pesquisa apontou que 100% concordam que existe um momento correto para aplicação de fungicidas e que 83% alterariam a data de entrada na lavoura se for operacionalmente compatível e se confirmar incremento por essa alteração. Além disso, 96% dos agricultores participantes acreditam que o algoritmo possa entregar uma recomendação eficiente. E 75% deles deixariam de aplicar, se o Timing de Aplicação recomendasse isso.
“A nova solução do xarvio® FIELD MANAGER atua com modelos de recomendação totalmente alinhados com as corretas práticas de aplicação de fungicidas indicadas pela BASF para a cultura do milho, possibilitando a máxima eficiência do produto, maior sanidade do cultivo e maior produtividade, decorrente do controle preventivo das doenças”, finaliza Ricardo Arruda. As validações do modelo agronômico para as culturas de soja e algodão já estão acontecendo, e a previsão de lançamento é 2024.
Para ter acesso ao Timing de Aplicação, o agricultor deve se cadastrar na plataforma xarvio® FIELD MANAGER disponível na versão mobile para Android e iOs, e também para desktop.
Fonte: portaldoagronegocio