Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Descubra as melhores cultivares de soja da Embrapa na Rondônia Rural Show

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na Vitrine de Tecnologias da Embrapa estarão em demonstração as cultivares convencionais de soja: BRSMG 534, desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), e as cultivares BRS 8381 e BRS 8581, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados em parceria com a Fundação Cerrados. Também serão apresentadas as cultivares transgênicas: BRS 1074IPRO, desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Meridional, e as cultivares BRS 5980IPRO e BRS 8383IPRO, desenvolvidas no âmbito da parceria entre a Embrapa Cerrados e a Fundação Cerrados.

BRSMG 534 – A BRSMG 534 é uma cultivar de soja convencional com alta produtividade, estabilidade de produção e que ainda agrega a tecnologia Shield, linha de cultivares de soja que apresentam genes de resistência à ferrugem-asiática. “A tecnologia Shield colabora no integrado e, mesmo não dispensando o uso de fungicidas, proporciona maior eficiência e segurança ao manejo químico da doença”, explica o pesquisador Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja. De acordo com o pesquisador, a cultivar se destaca ainda por apresentar resistência às principais doenças da soja (pústula bacteriana, mancha olho de rã, cancro da haste), moderadamente resistência ao oí e aos dois principais nematoides de galha. A cultivar é do grupo de maturidade 7.2, o que é uma característica relevante, pois permite a realização de uma segunda safra, tanto de milho quanto de algodão ou sorgo. A BRS MG 534 é indicada para diferentes regiões de Goiás (RECs 301, 302, 303, 304 e 401), Distrito Federal (REC 304), Minas Gerais (RECs 302, 303, 304 e 401), São Paulo (REC 302) e Mato Grosso (REC 402) e sua extensão de indicação está sendo realizada para o estado de Rondônia também.

BRS 1074IPRO – A BRS 1074IPRO, desenvolvida pela Embrapa Soja com apoio da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, tem boa estabilidade de produção e é altamente produtiva. Por ser uma cultivar com a tecnologia Intacta RR2 PROTM, apresenta tolerância ao herbicida glifosato e resistência às principais lagartas da soja. A cultivar é do tipo de crescimento indeterminado e possui resistência à deiscência de vagens e ao acamamento. Além disso, apresenta ciclo que varia de 94 a 123 dias, com ciclo médio total de 111 dias (grupo de maturidade 7.4), o que permite o plantio antecipado possibilitando a sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. A BRS 1074IPRO possui ótima sanidade nas folhas e raízes, sendo resistente às principais doenças da soja, com destaques para a moderada resistência ao nematoide Meloidogyne javanica e resistência de campo à Podridão Radicular de Fitóftora. Apresenta bom desempenho nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás (região edafoclimática 301 – REC 301), assim como a REC 302 (Sul de GO, Norte de e Vale do Rio Grande em MG). A cultivar também já foi testada em Rondônia nas últimas safras, com mérito para ser indicada muito em breve para cultivo no estado.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.