Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Benefícios da irrigação localizada durante o El Niño na agricultura

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os fenômenos atmosféricos “La Niña” e “El Niño” fazem parte de um sistema que influencia em alterações na temperatura do oceano e nas condições climáticas da atmosfera. Esse fenômeno apresenta oscilações naturais de 2 a 7 anos. Em 2023, após três anos com característica de “La Niña”, o efeito do “El Niño” está ganhando força.

Este fenômeno se caracteriza pelo aquecimento, fora do comum, da temperatura das águas do Pacífico. Em termos práticos, espera-se um aumento das temperaturas em todo o país. Quanto à pluviosidade, a influência desse fenômeno é diferente nas regiões Norte e Sul do país.  Devido à formação de uma zona de bloqueio na região central do Brasil, que impede que as frentes frias avancem para o Norte, é esperada uma intensificação das chuvas na região Sul e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, em contrapartida, espera-se uma redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

Observou-se que nos últimos anos, centenas de cidades no Rio Grande do Sul foram afetadas pela seca, como a cidade de Tupanciretã que possui uma média de chuvas em agosto de 2022 de 172 milímetros, mas só choveu 55 milímetros, afetando não só a agricultura e pecuária, mas o consumo humano também. 

Diante deste cenário climático, o produtor necessita de ferramentas que o auxiliem a diminuir ao máximo a sua dependência do clima pois, mesmo em períodos chuvosos, tem os chamados veranicos, que são dias sem chuva e com baixa umidade relativa do ar que afeta diretamente na produtividade do cultivo.

A irrigação localizada é um método que permite ao produtor fornecer água e fertilizantes na medida e momento certo, com eficiência de aplicação superior a 90%. É uma ótima ferramenta para o produtor ficar preparado para os fenômenos climáticos que são cíclicos. 

Através desse sistema de irrigação, o produtor consegue ter diversas informações quanto ao seu manejo de irrigação e de fertirrigação, através de tensiômetros, extratores de solução do solo, pHmetro e condutivímetros. A primeira ferramenta é utilizada para verificar a tensão do solo, ou seja, o nível de água que este solo apresenta, demonstrando quando irrigar ou não, a depender da fase de desenvolvimento do cultivo. Os extratores de solução do solo, são ferramentas que auxiliam os agricultores a conhecer os níveis nutricionais, de sais (através do condutivímetro) e o pH (através do pHmetro) da solução que está disponível no solo para a planta absorver. 

A utilização dessas ferramentas aliadas ao sistema de irrigação por gotejamento traz resultados diretos no desenvolvimento do cultivo, além de proporcionar ao agricultor poder produzir sem depender das chuvas e verticalizar a sua produção.

Por Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.