O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (15), diante de dados sobre o PIB brasileiro e sobre a economia dos Estados Unidos.
Às 10h04, o Ibovespa recuava 0,14%, a 110.391 pontos.
Na quarta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,22%, a 110.547 pontos. Com o resultado, o índice acumula queda de 1,56% nesta semana. No mês, a alta é de 0,93% e, no ano, de 5,46%.
O que está mexendo com os mercados?
No cenário local, os investidores observam o resultado da prévia do PIB de julho, divulgada pelo Banco Central, que indicou uma alta de 1,17% na comparação com o mês anterior.
No exterior, o foco segue em dados que podem dar pistas sobre os rumos das taxas de juros: mais cedo, o Departamento do Comércio dos EUA informou que as vendas do varejo cresceram 0,3% em agosto, enquanto os pedidos iniciais de seguro desemprego caíram pela quinta semana seguida. Os números dão sinais contraditórios sobre a saúde da economia americana: a queda nos pedidos de seguro desemprego indicam um mercado de trabalho ainda forte, enquanto as vendas do varejo perdem força.
Dados sobre desemprego, varejo e indústria na China também são esperados para o final do dia.