Atualmente, o Brasil possui mais de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados. De acordo com dados da Aneel, Minas Gerais é líder entre os estados no ranking de geração distribuída, com mais de 2 GW em capacidade solar em operação, sendo que em todos os municípios do estado há pelo menos um sistema fotovoltaico instalado.
Para estimular ainda mais a geração de energia limpa e tornar os pequenos negócios desse mercado mais competitivos, o Sebrae Minas e Genyx promovem o Minas Solar, um dos maiores encontros do segmento realizado do estado e voltado para integradores (como são chamadas as empresas que prestam serviço no mercado de energia), distribuidores, fabricantes e profissionais do setor. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas pelo link.
O objetivo do Minas Solar é fomentar o setor de energias renováveis, em especial a cadeia produtiva solar fotovoltaica, por meio de capacitações técnicas e gerenciais, networks e parcerias estratégicas com o sistema creditício.
Estão confirmadas a participação de profissionais renomados no mercado, entre eles: Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta, diretor da Genyx, Guilherme Susteras, sócio-diretor da Sun Mobi, Luciano Vinti, diretor da Solsist, Bárbara Rubim, advogada e sócia-fundadora da Bright Strategiesda e Tatiane Carolina, fundadora da Energias GP.
No primeiro dia do evento (15/9), serão promovidos painéis sobre assuntos que impactam o setor solar, como: o desenvolvimento econômico e gestão dos negócios no segmento fotovoltaico, principais tendências, tecnologias e inovações, iniciativas sociais, políticas públicas e legislação.
Haverá ainda uma apresentação do estudo do mercado fotovoltaico em 2022, realizado pelo GREENER, e uma palestra sobre os impactos do novo marco legal da geração distribuída (GD) – Lei 14.300, que entra em vigor a partir de 6 de janeiro de 2023, e que regulamenta o sistema de compensação de energia elétrica no país. Os participantes do evento ainda poderão conhecer as novidades do setor durante uma mini feira que será realizada das 8h às 18h.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de conversar com instituições bancárias que poderão ajudar na concessão de linhas de financiamento para empresas do segmento fotovoltaico.
Na ocasião, o Sebrae Minas também fará o lançamento do Programa de Aceleração de Integradores, iniciativa direcionada para a qualificação e aperfeiçoamento da gestão (finanças, marketing e vendas e pessoas), aspectos técnicos (ferramentas eficientes e inovações em processos) e acesso a mercados (com a comercialização de produtos e serviços para a obtenção de resultados mais rentáveis).
Já no último dia do Minas Solar (16/9), acontecem mini workshops sobre gestão, empreendedorismo, operações e novas tecnologias com as temáticas: marketing digital para atrair e reter clientes, gestão de pessoas no mercado solar, eficiência tributária, proteção do sistema fotovoltaico, equipamentos disponíveis no Brasil e ganhos de performance com estrutura tracke.
- Inscrições e informações: https://lets.events/e/minas-solar/