Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Aumente sua produtividade: identifique e elimine os 7 hĂĄbitos destrutivos em sua rotina

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Até certo ponto, todo mundo sente a pressão de ser produtivo. Mas na era das mídias sociais, do trabalho remoto e do entretenimento constante, é mais difícil do que nunca evitar distraçÔes e permanecer na tarefa.

Embora a produtividade nĂŁo seja tudo ou a soma do seu valor como pessoa, Ă© importante desenvolver habilidades de produtividade e acompanhar suas responsabilidades. Pode nĂŁo ser possĂ­vel fazer todas as tarefas todos os dias. Mas, as chances sĂŁo, vocĂȘ pode ser mais produtivo do que vocĂȘ Ă© atualmente. VocĂȘ provavelmente tem mais de um mau hĂĄbito no caminho de sua produtividade, e entrar na mentalidade certa pode fazer toda a diferença em como vocĂȘ aborda — e realiza — suas tarefas.

7 hĂĄbitos que estĂŁo prejudicando sua produtividade

Em Ășltima anĂĄlise, a produtividade Ă© o simples ato de fazer as coisas. Pode ser no trabalho ou em casa, para vocĂȘ ou para outra pessoa, mas a ideia bĂĄsica Ă© a mesma: ser produtivo significa que vocĂȘ Ă© capaz de concluir as tarefas em sua lista de tarefas.

hĂĄbitos que podem estar acabando com sua produtividade

hĂĄbitos que podem estar acabando com sua produtividade

Aumente Sua Produtividade: Identifique E Elimine Os 7 HĂĄbitos Destrutivos Em Sua Rotina 2

Pessoas diferentes tĂȘm padrĂ”es diferentes para o quĂŁo produtivas elas devem ser, e tudo bem. O que mais importa Ă© a sua mentalidade — suas expectativas se alinham com sua capacidade de seguir adiante? E, nesse sentido, aprender a ser mais produtivo Ă© tanto um exercĂ­cio de saĂșde mental quanto um desafio logĂ­stico. Aqui estĂŁo sete maus hĂĄbitos que podem estar prejudicando sua produtividade, para nĂŁo mencionar o seu bem-estar geral.

1. Multitarefa

Vamos direto ao ponto: a multitarefa nĂŁo Ă© real. Quando vocĂȘ lida com vĂĄrios projetos ao mesmo tempo, pode sentir que estĂĄ fazendo mais, mas Ă© uma ilusĂŁo. VocĂȘ estĂĄ realmente apenas alternando rapidamente entre tarefas, algo que seu cĂ©rebro nĂŁo foi projetado para fazer. Em Ășltima anĂĄlise, isso significa que vocĂȘ faz as duas tarefas com menos eficiĂȘncia. Algumas pesquisas mostram que a multitarefa pode reduzir sua produtividade geral em atĂ© 40%.

A multitarefa nĂŁo prejudica apenas sua produtividade em termos de resultados imediatos. Pode levar a problemas crĂŽnicos como estresse, ansiedade e depressĂŁo, prejudicando ainda mais sua produtividade a longo prazo.

O que fazer em vez disso: Em vez de tentar fazer tudo de uma vez, prepare-se para se concentrar em uma coisa de cada vez. Mesmo se vocĂȘ começar em rajadas curtas de 15 minutos, vocĂȘ pode construir em direção a perĂ­odos mais longos de foco e estabelecer uma base melhor para a produtividade.

2. Perfeccionismo

Pode ser um clichĂȘ, mas Ă© verdade: a perfeição Ă© inimiga do bem. Quando vocĂȘ nĂŁo pode aceitar a imperfeição, isso irĂĄ atrasĂĄ-lo e inevitavelmente levar a menos tarefas sendo feitas. Isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ nĂŁo deve se esforçar para fazer as coisas bem — mas Ă© um lembrete importante de que vocĂȘ tem uma quantidade limitada de tempo e recursos finitos. Muitas vezes, “bom” Ă© bom.

Na pior das hipĂłteses, o perfeccionismo pode descarrilar completamente sua produtividade porque prejudica sua saĂșde mental. Os perfeccionistas podem ficar paralisados com indecisĂŁo e ansiedade, incapazes de completar qualquer coisa por medo de que nĂŁo seja bom o suficiente.

O que fazer em vez disso: Como multitarefa, o perfeccionismo Ă© baseado em uma ilusĂŁo. Quando vocĂȘ fica obcecado com isso, vocĂȘ busca algo que nunca poderĂĄ alcançar. Em vez disso, adote uma mentalidade de crescimento. Pergunte a si mesmo como vocĂȘ estĂĄ melhorando e como vocĂȘ pode fazer melhor, nĂŁo como vocĂȘ pode alcançar a perfeição.

3. Esquecer de priorizar tarefas

As distraçÔes sĂŁo implacĂĄveis nos locais de trabalho de hoje. E-mails, mĂ­dias sociais, software de mensagens e uma mirĂ­ade de outros canais competem por nossa atenção, e Ă© um desafio ignorar o ruĂ­do e saber onde se concentrar primeiro. É por isso que a autogestĂŁo e a capacidade de priorizar estĂŁo entre as principais habilidades procuradas pelos empregadores de hoje.

Isso nĂŁo Ă© menos verdade fora do trabalho. Quando vocĂȘ cede a todos os impulsos para responder a um toque do seu telefone ou padrĂŁo para tarefas fĂĄceis o tempo todo, vocĂȘ pode marcar muitas caixas sem realizar muita coisa. Como a pesquisa mostra, as pessoas muitas vezes sucumbem Ă  tirania do urgente em detrimento de tarefas mais importantes. E, assim como com a multitarefa, isso pode levar a um ciclo constante de ansiedade, juntamente com a depressĂŁo que vocĂȘ sente que nĂŁo estĂĄ fazendo nada que valha a pena.

O que fazer em vez disso: a priorização eficaz requer uma mentalidade proativa. Em vez de reagir a tudo em sua caixa de entrada, reveja suas prioridades a cada semana e todos os dias. Faça um plano para o que Ă© mais importante e defina um tempo livre de distraçÔes em sua agenda para fazĂȘ-lo — independentemente do que as tarefas aparentemente urgentes vĂȘm chamando.

4. Muita autocrĂ­tica

Esse hĂĄbito estĂĄ intimamente relacionado ao perfeccionismo, que discutimos acima. Aqui, vocĂȘ permite que sua voz interior negativa tenha muito espaço para falar o que pensa.

Quando vocĂȘ constantemente critica a si mesmo, isso leva a todos os tipos de distorçÔes cognitivas. Quanto mais vocĂȘ ouvir coisas como: “VocĂȘ nĂŁo Ă© bom nisso”, ou “Se vocĂȘ fosse mais inteligente, vocĂȘ seria melhor nisso”, mais vocĂȘ acredita nisso. E quanto mais vocĂȘ acredita nisso, mais se torna realidade — vocĂȘ nĂŁo realizarĂĄ tanto quando acha que nĂŁo pode fazĂȘ-lo. Afinal, a pesquisa mostra que o feedback negativo raramente resulta em melhores resultados.

Por outro lado, outras pesquisas mostram que pessoas com alta autoestima tendem a ter melhores resultados a longo prazo – no trabalho, nos relacionamentos e na saĂșde mental. Em outras palavras, uma visĂŁo positiva de si mesmo Ă© mais produtiva.

O que fazer em vez disso: a autocompaixĂŁo Ă© o oposto da autocrĂ­tica. Em vez de simplesmente ouvir suas crĂ­ticas internas padrĂŁo, comece a falar consigo mesmo. Adote uma abordagem positiva e encorajadora. Quando vocĂȘ ficar aquĂ©m, procure coisas que vocĂȘ fez bem e considere como vocĂȘ pode recompensar esses esforços e criar motivação positiva para a melhoria.

5. NĂŁo ter limites

VocĂȘ Ă© alguĂ©m que diz sim para tudo? Quando vocĂȘ falha em estabelecer limites, Ă© pior do que esquecer de priorizar suas prĂłprias tarefas — isso permite que outras pessoas definam suas prioridades para vocĂȘ.

Isso pode se desenrolar de inĂșmeras maneiras. No trabalho, talvez vocĂȘ tenha uma polĂ­tica de portas abertas, permitindo que colegas de trabalho interrompam vocĂȘ a qualquer momento, independentemente do que vocĂȘ esteja trabalhando. Em sua vida pessoal, isso pode significar que vocĂȘ sempre atende uma ligação daquele amigo drenante ou nunca hesita em adicionar mais uma atividade Ă s listas de seus filhos.

Seja o que for para vocĂȘ, em Ășltima anĂĄlise, Ă© contraproducente. Como exploramos acima, quanto mais vocĂȘ tiver em sua lista — e quanto mais vocĂȘ ver todas essas coisas como urgentes — menos vocĂȘ realmente realizarĂĄ. Sem limites, os outros sempre lhe darĂŁo mais o que fazer.

O que fazer em vez disso: Se vocĂȘ nĂŁo estĂĄ acostumado a estabelecer limites, isso pode exigir alguma prĂĄtica. Claro, começa com a definição de prioridades, por isso certifique-se de dar um passo atrĂĄs para determinar o que Ă© mais importante. A partir daĂ­, tente alguns limites simples — talvez uma porta fechada por uma hora no trabalho ou nĂŁo responder ao texto desse amigo irritante imediatamente. À medida que vocĂȘ se acostuma com esses limites, vocĂȘ pode gradualmente adicionar mais.

6. ‘Rolar’ as mídias sociais

Talvez nada tenha criado mais distraçÔes nos Ășltimos tempos do que as mĂ­dias sociais. O ciclo de feedback instantĂąneo e interminĂĄvel das mĂ­dias sociais Ă© viciante — na verdade, causa uma liberação de dopamina em seu cĂ©rebro — por isso Ă© uma distração fĂĄcil quando vocĂȘ prefere nĂŁo se concentrar na tarefa em questĂŁo. Antes que vocĂȘ perceba, vocĂȘ esteve rolando a desgraça por 20 minutos, e agora vocĂȘ tem que se concentrar no que estava fazendo.

VocĂȘ pode pensar que essas breves excursĂ”es nas mĂ­dias sociais sĂŁo inofensivas, mas a pesquisa sugere o contrĂĄrio. AlĂ©m de muitos outros problemas de saĂșde mental, a mĂ­dia social dificulta a produtividade. Um estudo, em particular, mostrou que comportamentos viciantes de mĂ­dia social podem prejudicar o equilĂ­brio entre trabalho e vida pessoal e o desempenho no trabalho.

Vale a pena notar que as mĂ­dias sociais tĂȘm seu lugar, mesmo no trabalho. Quando usado com moderação e com limites adequados, pode melhorar as relaçÔes de trabalho e atĂ© mesmo ser uma ferramenta para a produtividade. Mas isso requer uma abordagem disciplinada.

O que fazer em vez disso: as mĂ­dias sociais sĂŁo tĂŁo atraentes porque estĂŁo sempre ligadas e sempre urgentes. HĂĄ constantemente algo novo para ver ou responder. Em vez de deixĂĄ-lo ditar seu tempo, coloque as mĂ­dias sociais em seu lugar. Designe horĂĄrios no trabalho e em casa quando vocĂȘ verificĂĄ-lo e considere desativar as notificaçÔes push para aplicativos de mĂ­dia social em seu telefone. Dessa forma, vocĂȘ pode se envolver com ele em termos mais produtivos.

7. Lanches fora de hora

Como as mĂ­dias sociais, junk food Ă© outra distração que fornece um sucesso fĂĄcil. Essa barra de chocolate ou saco cheio de carboidratos de batatas fritas lhe dĂĄ um rĂĄpido pico de energia, mas Ă© seguido por um acidente difĂ­cil quando seu corpo tenta reequilibrar o açĂșcar no sangue. Muitas pessoas surfam essas ondas diariamente, tentando ser produtivas nessas pequenas explosĂ”es de energia.

Esses altos e baixos nĂŁo sĂŁo realmente Ășteis para aumentar sua produtividade, no entanto. VocĂȘ passarĂĄ mais tempo colidindo do que andando alto, e o excesso de junk food pode atĂ© levar ao mau humor e outros problemas de saĂșde. A longo prazo, isso nĂŁo ajudarĂĄ vocĂȘ a manter um estilo de vida produtivo.

O que fazer em vez disso: Comer uma dieta equilibrada farĂĄ muito mais para aumentar seu nĂ­vel de produtividade do que junk food. Uma mistura saudĂĄvel de proteĂ­nas, gorduras saudĂĄveis, fibras e carboidratos complexos dĂĄ ao seu corpo e mente uma fonte mais constante de energia para que vocĂȘ nĂŁo esteja sujeito a tantos altos e baixos.

ConclusĂŁo

Se vocĂȘ estĂĄ procurando maneiras de aumentar sua produtividade, comece com sua mentalidade. Mais do que qualquer outra coisa, ser produtivo Ă© sobre como vocĂȘ pensa sobre si mesmo e suas responsabilidades, nĂŁo sobre encontrar o sistema perfeito para fazer as coisas. Quando vocĂȘ começa com sua saĂșde mental, um estilo de vida produtivo flui naturalmente a partir daĂ­.

As informaçÔes contidas neste artigo sĂŁo apenas para fins educacionais e informativos e nĂŁo se destinam a conselhos mĂ©dicos ou de saĂșde. Sempre consulte um mĂ©dico ou outro profissional de saĂșde qualificado sobre quaisquer dĂșvidas que vocĂȘ possa ter sobre uma condição mĂ©dica ou objetivos de saĂșde.

Fonte: Andre Lug

Sobre o autor

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FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo