Sophia @princesinhamt
Agronegócio

400 Mulheres Se Unem em Manhuaçu: Um Encontro Poderoso de Empoderamento Feminino

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O segundo dia do simpósio de cafeicultura da região das Matas de foi marcado pelo Encontro de Mulheres que reuniu cerca de 400 participantes de Manhuaçu e região. O evento organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu em parceria com o Sistema Faemg Senar teve como tema “Conectadas pelo café” e destacou o protagonismo feminino nos espaços dentro e fora do agro, empreendedorismo e casos de sucesso.

O primeiro painel reuniu mulheres que contaram suas histórias e o caminho até o sucesso. Entre elas, duas egressas de cursos e programas especiais oferecidos pelo Sistema Faemg Senar em Alto Jequitibá. Larissa Sodré, campeã do Coffee of the Year 2022 (http://www.faemg.org.br/noticias/sucessao-familiar-premiada-no-coy) e a Paula Gripp produtora de café e Agente de Turismo Rural que empreende na cafeteria Coffee Gripp e com serviço de hospedagem em sua propriedade rural.

O espaço foi conduzido pela gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais e pela presidente da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC), Cintia Matos. Silvana destacou a importância de compartilhar histórias inspiradoras. 

“Cada caso de sucesso mostrou como as mulheres têm proatividade, criatividade e força para construir grandes feitos e mudar a vida delas e de suas famílias”, comentou Silvana. Durante o evento ela apresentou ao público a iniciativa do Sistema Faemg Senar para potencializar a participação feminina no agro. Ela apresentou dados sobre o tema e disse que a cafeicultura se destaca na presença relevante de mulheres.

“Estamos rodando todo o estado chamando atenção para a importante contribuição das mulheres para o desenvolvimento do agronegócio. A ideia é promover a união e sempre cito as Matas de Minas como exemplo de articulação, porque aqui, com encontros como esse promovido pelo Sindicato, começamos uma aproximação com as mulheres para ouvir suas demandas e esse movimento tem feito a diferença na região”, contou Silvana. 

A jornalista e produtora rural, Luísa Nogueira palestrou sobre a participação das mulheres no agro 5.0 e salientou a importância de que cada uma conte suas histórias, participe dos espaços físicos e virtuais de interação e busquem capacitação para se destacarem na atividade, especialmente na cafeicultura. 

“Me emociona ver tantas mulheres reunidas para compartilhar suas vivências. Precisamos nos unir mais para mostrar o trabalho que fazemos no agro, com a agricultura familiar, na produção dos cafés especiais. A mulher é determinada, não há nada que nos pare”, afirmou.

Participantes 

Diversas associações, comunidades e representantes do poder público se mobilizaram para levar mulheres ao evento, Marilei Vicente, vereadora em Luisburgo foi ao evento com mais de 25 mulheres da . Ela contou que está investindo em ações para a valorização das mulheres do município e o evento foi uma oportunidade para elas. 

“Queremos oferecer oportunidades de aprendizado e incentivar o protagonismo feminino. Esse encontro foi maravilho por podermos ouvir relatos de mulheres que lutam e conquistam. Vi a alegria de todo o grupo e isso é grandioso para elas”.

 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.