Da família das Rosaceae e do gênero Pyrus, por isso a origem do nome, além de ser uma fruta leve é também saborosa. Um destaque importante é que a pera é rica em cobre e um alto teor de vitamina C. Chamada de “fruta-manteiga” pelos europeus por ser uma fruta macia, ela é ideal no lanche, sobremesa, etc.
Entre as variedades, podemos dar destaque a pera-rocha, originária de Portugal, chamada também de pera-rocha-do-oeste. Por lá, a colheita começou há exatamente uma semana, a safra deverá ter quebra de 50% devido à seca e outros fatores climáticos, segundo a Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha (ANP).
De acordo com o presidente da associação, a falta de disponibilidade de água no solo na região Oeste afetou a produção. “Nós temos peras, porém com alto teor de açúcar e pequenas, aí está a quebra”, explica Domingos dos Santos. A ANP diz ainda que os prejuízos possam durar até o final do ano. Os principais destinos da pera-rocha são o Brasil, Reino Unido, Marrocos, Franca e Alemanha.