Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Resultados expressivos encerram turma da ATeG em Pecuária de Corte de Campo Belo do Sul

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A turma da Assistência écnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e Rural de Campo Belo do Sul encerrou o programa, neste mês, com apresentação de resultados e avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos.

O ocorreu em um do município e marcou também a renovação do grupo na ATeG. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Campo Belo do Sul, Alex Fernando Manfroi, a técnica de Campo Sthefany Fagundes Palavro, o supervisor técnico Celio Castello de Souza e a supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton.

De acordo com Stephanye Fanton, a iniciativa foi realizada com pleno êxito e impactou no aumento da produtividade, na gestão mais qualificada, na organização das atividades, na implementação de novas tecnologias e inovações em vários outros aspectos. “Os relatos nos surpreenderam positivamente”.   

ATEG PECUÁRIA DE CORTE 

Com duração de dois anos, a metodologia da ATeG é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou os expressivos resultados, tanto em números quanto em desempenho nas propriedades. “Desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, contamos com 56 grupos e 1.600 produtores”. 

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salientou que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como grandes exemplos de empreendedorismo e no campo. “Neste ano, vamos continuar trabalhando para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”. 

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explicou que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Os principais resultados técnicos alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento da propriedade, o que possibilita tornar a produção mais eficiente e lucrativa”. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.