Sophia @princesinhamt
Notícias

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, reforça a equipe de Agentes de Saúde com a contratação de 212 novos profissionais e distribuição de kits de proteção.

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word3

<!–

–>

“Os profissionais de saúde de Várzea Grande, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde estão dando o melhor de si, mesmo diante de tantos desafios, como ocorreu na pandemia, e agora retomando que totalmente suas atividades de saúde preventiva, que de casa em casa, cuida dos cidadãos várzea-grandenses, que moram nos bairros mais distantes. Por isso designo ações para esta categoria, como foi que ocorreu na luta pela regulamentação da categoria, e hoje como prefeito, pude assinar os atos da regulamentação da Lei. E ainda vamos pagar no salário de abril, o que já está reservado, cerca de mais de R $200 mil do que ficou para trás até a aprovação final. E neste dia estamos entregando uniformes para os mais de 164 Agentes de Saúde”, anunciou o prefeito Kalil Baracat em ato de entrega de Kits e materiais de proteção.

“Um dos papéis da gestão é investir nas condições de trabalho dos servidores. Hoje estamos entregando os kits, mas sempre continuaremos em busca de mais melhorias. Quando assumi a prefeitura tínhamos a cobertura pela Atenção Primária em 26%. Homologuei 68 novas equipes e subimos para quase 70% da cobertura. Já autorizei processo seletivo, para empregar mais 212 Agentes de Saúde, o que vai elevar para 92%, ou seja em todas as áreas e bairros da cidade vamos ter estes profissionais”, disse o prefeito. Ainda agradeceu a todos pelos serviços prestados ao município. 

A cerimônia de entrega foi realizada no Centro Universitário Univag, no encerramento do curso de capacitação aos agentes sobre hanseníase, e contou com a participação também do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Pedro Paulo Tolares, com a presença massiva de parlamentares municipais, do secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros e do superintendente de Atenção Primária à Saúde Geovane Renfro, além de profissionais da Saúde. Os Kits possuem bolsa, chapéu, camisetas manga longa, calças, calçado ocupacional e crachás. 

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que os agentes são aqueles que estão mais próximos das famílias e que atendem as pessoas nos momentos mais difíceis e delicados.

“Essa categoria por lei passou a ser uma profissão da saúde. Oficializados e protegidos, por lei, esses profissionais extraordinários do Sistema Único de Saúde. São eles, mais próximos das famílias, que atendem nos momentos mais difíceis, mais delicados. Fazem trabalho de prevenção de doenças. Visitam comunidades, vão de casa em casa, realizando e promovendo ações individuais e coletivas. Esses Uniformes que estão recebendo hoje, parece muito pouco, perto do que fazem, mas significam dar mais dignidade aos trabalhos”, disse o secretário.

Ainda na linha do prefeito, o secretário Gonçalo de Barros, disse que com mais este reforço do chamamento do processo seletivo, a Atenção Primária à Saúde, volta a ocupar o seu papel de Saúde e Prevenção.

“Na pandemia os cidadãos iam direto às unidades secundárias e terciárias para resolverem seus problemas de saúde. Agora será o inverso, a Saúde Primária, voltou a ocupar seu espaço, na Rede SUS de Várzea Grande, porque a porta de entrada do cidadão ao SUS é e sempre será na unidade básica, e é nela que se resolve até mais de 80% dos casos de saúde dos cidadãos. O nosso Plano Estratégico, nos oportunizou a chegar neste patamar de cobertura dos serviços da Atenção Primária. Está no Plano de Governo do prefeito kalil Baracat e já cumprimos a meta estabelecida, mas vamos sim chegar aos 100%”, disse ele.

Para o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, a identificação e os uniformes são itens essenciais para o trabalho. “A identificação, por exemplo, é importante para a segurança dos Agentes e também para os moradores, porque assim estabelece mais confiança da população para a realização dos serviços, uma vez que este trabalhador de saúde entra nas casas dos moradores. Também é nossa a responsabilidade de entender as demandas dos colaboradores e buscar melhorias para que o serviço oferecido à população tenha mais qualidade”, disse ele.

Para o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, o vereador Pedro Paulo Tolares, a valorização dos servidores da área da Saúde é relevante pelos serviços que prestam à população em salvar vidas.

“Sempre digo ao prefeito Kalil Baracat, que na área da Saúde a Câmara Municipal sempre será a parceira número um, para o que necessitar. Todos nós vivenciamos problemas de saúde em casa e todos nós necessitamos do SUS. Precisamos de união de esforços, para que a Nossa Rede seja sempre reforçada, principalmente neste momento em que Várzea Grande está recebendo muitos pacientes da Capital, o que onera o SUS municipal. Vamos estar juntos, trabalhando e reivindicando o que é melhor para a nossa população”, disse.

Fonte: @secomvg

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.