Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Produtor de Minas Gerais comemora bons resultados com genética sexada

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Produtor de Minas Gerais comemora bons resultados com genética sexada

Mais do que uma solução para aumentar a produção de leite, a genética sexada pode ser vista como uma estratégia voltada para o crescimento da rentabilidade e da eficiência reprodutiva da fazenda. Em Lagoa Formosa (MG), a Pecuária LINA, comandada pelo zootecnista Gustavo Coimbra Pereira e pela médica veterinária Patrícia Maciel de Sousa, está comemorando bons resultados com a tecnologia.

Focada na produção de leite, a propriedade trabalha principalmente com a raça Girolando. Os animais são mantidos em um sistema semiconfinado, somando 100 cabeças, incluindo uma média de 35 vacas em lactação.

Para promover o melhoramento genético do plantel, Gustavo e Patrícia começaram a utilizar o sêmen convencional ABS há cerca de seis anos. Satisfeitos com os resultados obtidos, tomaram a decisão de usar também a genética sexada Sexcel e os embriões ABS NEO. Com o Sexcel foram inseminadas 73% das vacas da propriedade.

“Ficamos muito impressionados – principalmente, com o Sexcel. A tecnologia nos permitiu não só multiplicar as fêmeas para produção de leite, mas também alcançar índices reprodutivos muito semelhantes ao sêmen convencional. A nossa taxa de prenhez com o Sexcel chegou a 44%. Considerando que inseminamos todas as fêmeas com Sexcel, esse é um resultado excelente”, comenta Gustavo.

Para o criador, o progresso genético é um fator fundamental para o crescimento do produtor de leite. “É investindo em genética superior que se evolui um rebanho de forma eficiente, conseguindo animais cada vez mais produtivos e rentáveis. Buscamos selecionar animais produtivos, saudáveis e longevos – e estamos encontrando essas características na ABS”, finaliza.

Rodrigo Silva é quem atende Gustavo e Patrícia. O representante ABS em Patos de Minas (MG) ressalta que o Sexcel trará benefícios importantes. “A propriedade está sempre buscando tecnologia. Isso vai contribuir diretamente com o melhoramento genético do rebanho. O plantel também vai crescer bastante”, conclui.

O Gerente Técnico e Ferramentas Genéticas Leite da ABS, Diego Almeida, avalia que os resultados obtidos na Pecuária LINA revelam o grande potencial do Sexcel. “O caso da fazenda comprova, em primeiro lugar, que a genética sexada não é uma tecnologia reservada apenas para propriedades de grande porte. O Sexcel é capaz de oferecer bons resultados em todo tipo de rebanho, incluindo taxas de concepção de 90% em relação ao sêmen convencional, contribuindo não só para aumentar o rebanho leiteiro, mas também para promover o progresso genético dos animais”, aponta.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.