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Agronegócio

Agronegócio distorcido: Levantamento mostra que 60% das citações em livros didáticos são equivocadas, diz Associação De Olho no Material Escolar

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Relatório chamado “O retrato do agronegócio na escola”, produzido a partir da parceria da Associação De Olho no Material Escolar com a Fundação Instituto de Administração da de (FIA-USP), identificou que 60% das citações referentes ao agronegócio nos didáticos são negativas. O estudo também mostrou que entre as palavras que mais aparecem fora de contexto ou com teor distorcido estão: desmatamento, conflito fundiário e uso de agroquímicos. 

A lista é enorme e vem causando preocupação de pais, professores e outras pessoas ligadas ao tema. Fundada em junho de 2021, a De Olho no Material Escolar reúne a sociedade civil organizada com a motivação de contribuir para uma positiva neste tema, além de propor atualização dos conteúdos com base em conteúdo científico e que possam gerar perspectivas positivas com relação ao tema nos estudantes. 

A diretora de Comunicação da Associação, Carolina Barretto, ministrou palestra nesta quarta-feira, 29 de março, no auditório 2 da 20ª Tecnoshow Comigo. “Sessenta por cento das citações sobre o agronegócio são erradas. Então quando você manda seu filho para a escola, são 60% de chances dele aprender errado. A associação foi criada para garantir que as informações deste setor sejam retratadas nos livros com base na sua relevância e de maneira fiel.”

Carolina Barretto disse que a percepção inicial de que o agro é retratado de maneira distorcida nos livros foi embasada em uma pesquisa científica para ser levada às editoras de livros. Em muitos casos, a associação foi recebida com certo receio, mas depois de entenderem a necessidade dessa atualização de linguagem, muitas já se tornaram parceiras. “Algumas editoras justificaram que enfrentam dificuldade para encontrar conteúdos nesta área e que, quando encontram, são muito complexos ou usam linguagem muito técnica”, diz a diretora de comunicação.

Carolina ressalta que o estudo também serve para evidenciar oportunidades para o setor ser citado de forma mais assertiva na rede de ensino do País. Neste sentido, a diretora de Comunicação informa que a De Olho No Material Escolar mantém consultorias para editoras com fontes fidedignas para ajudar na produção de material e isso vale para a rede pública e privada. “A nossa intenção é que os conteúdos distorcidos possam ser retirados dos livros, além de dar mais espaço para a atuação de profissionais e dos produtores rurais e do agronegócio como um todo na economia nacional nos conteúdos didáticos.”

O relatório gerou três conclusões que são as bases para buscas dos objetivos listados. A primeira conclusão é que existe precariedade no embasamento científico para a produção dos conteúdos didáticos, a segunda é que falta do papel do produtor rural e da agroindústria na economia do país e terceira é que falta entendimento sobre a conexão do campo com a cidade e isso acaba gerando riscos à sucessão pela falta de atratividade do setor rural, sobretudo, entre os jovens.

SAIBA MAIS – Confira a íntegra das conclusões registradas: 

Relatório entende que estes são os pilares para as mudanças de conteúdo e da forma de tratar o agronegócio

1 — Precariedade de embasamento científico

Imperfeições pedagógicas, como vieses de natureza política ou ideológica. 

Estes não deveriam estar presentes nos textos didáticos, uma vez que os materiais teriam como propósito incentivar o espírito científico dos leitores, formar opiniões independentes, e valores compatíveis com os saberes das ciências.

2 — Falta de valorização do papel do produtor rural e da agroindústria na economia do país

No resultado geral, identificou-se diminuição do espaço do produtor rural e do agro na econômica e de desenvolvimento do Brasil.

3 — Falta de entendimento sobre a conexão do campo com a cidade: riscos à sucessão pela falta de atratividade do setor rural, sobretudo, entre os jovens

Existe a possibilidade de se evidenciar mais no material didático a conexão campo-cidade, preparando o jovem para visão mais sistêmica da cadeia da agroindústria. Isso deve ser considerado até numa dimensão de sucessão no setor, visto o exemplo de outros países, que passam por dificuldades na formação (de produtores rurais)

Fonte: De Olho No Material Escolar

Fonte: portaldoagronegocio

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