Logo na sua estreia, o Andradas Café Festival já será palco de campeonatos, cursos e workshops voltados para o café especial. Além das disputas que reunirão profissionais da área, o evento terá conteúdos para os amantes do café aprenderem sobre preparo, torra e cafeterias de sucesso. O festival acontece entre 30 de março e 02 de abril na cidade mineira.
O visitante poderá conferir, ainda, roteiros turísticos focados na experiência com cafés, exposição de marcas nacionais, além de apresentações musicais que acontecerão ao longo dos quatro dias de evento.
O festival acontece no Pavilhão do Vinho, no centro do município, que fica a apenas 2h30 de carro de São Paulo. A entrada é gratuita. Veja como aproveitar a programação.
Competições
Para sentir de perto a emoção dos profissionais, vale a pena ficar atento às competições que serão sediadas no festival. O público poderá acompanhar cada etapa e torcer por seu favorito em diferentes disputas. Uma delas é o Campeonato de Torra. A competição vai reunir profissionais de todo o País para revelar o melhor mestre de torra no último dia de evento.
Outra disputa vai envolver um método de preparo brasileiro. O Koar foi criado em Pernambuco e já tem sua própria competição. O Desafio Koar chega agora a Andradas e reunirá competidores ao longo de três dias, com a final acontecendo na última manhã do festival.
Por fim, haverá ainda o TNT Crazy – disputa de Latte Art. O TNT é um torneio que avalia as artes feitas por baristas utilizando técnicas para vaporizar e adicionar leite ao café. De forma descontraída os visitantes do evento poderão se inscrever para participar. A prova será organizada por Elisângela Paiva, da ANGI Consultoria em Cafés Especiais.
Cursos e conteúdos cafeinados
Já para quem quer colocar a mão na massa, o festival traz workshops e cursos variados. A programação conta com temas como ‘Café e Vinho’, que será apresentado por Guilherme Amado, da Nespresso; um Workshop de Torra, com Leandro Paiva, professor no IF Sul de Minas; e uma oficina sobre métodos de preparo de cafés, com Mariana Nakagawa, da Vulcânica Coffee.
Também haverá workshop dedicado ao método Koar. A aula será ministrada pela barista Silvana Melo, que foi Campeã Nacional da Copa Koar em 2021.
Além dos cursos, o evento também conta com uma programação extensa de palestras. Os temas vão desde Cafeicultura Conservativa, com Alessandro Guieiro, com o apoio da ASSEA, até cafeterias de sucesso, que será ministrada por Sebastian Grau, do My Coffee e Torrefação Coffee Punch.
Outras apresentações passam por ‘O sistema Fairtrade e seus atores’, de Bruno Aguiar, da CLAC, rede que representa as organizações certificadas “Fairtrade” da América Latina e do Caribe; e pelo tema ‘Além da xícara: um novo olhar sobre cafés especiais’, com Willem Araújo, da Emater – MG.9
E entre os debates, estão um painel sobre Mulheres Empreendedoras, que reunirá as profissionais da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (Acafeg) e Associação de Cafeicultores das Serras do Caracol (Acasec), e a apresentação do Projeto: Mapa dos Sabores, com Rafael “Barbacena”, do Sindicato Rural de Andradas.
Outras atrações serão uma rodada de negócios, organizada por Roni Ferraz, do SEBRAE; um cupping com os melhores cafés de Andradas, com o professor Leandro Paiva, além de Feira de Artesanato local; entre outras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
Fonte: portaldoagronegocio