O levantamento de dados para o custo de produção conta com a contribuição de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e técnicos dos órgãos de pesquisa. Coeficientes técnicos, preços de fertilizantes, defensivos, mão de obra e máquinas agrícolas são alguns dos itens pesquisados pelas equipes da Conab.
Os painéis estão sendo realizados nas cidades de Marabá (leite), Tucumã (milho) e Floresta do Araguaia (abacaxi). Esses municípios foram escolhidos com base no número de contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Políticas públicas – O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele, são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.
Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Além disso, servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Fonte: portaldoagronegocio