O Barômetro de Economia Agrícola da Purdue University/CME Group caiu 5 pontos para uma leitura de 125 em fevereiro, uma vez que as perspectivas dos agricultores americanos em relação às condições atuais de suas fazendas e às expectativas para o futuro também enfraqueceram.
O Índice de Condições Atuais caiu 2 pontos para 134 e o Índice de Expectativas Futuras caiu 6 pontos para 121. O Barômetro Ag Economy é calculado mensalmente a partir das respostas de 400 produtores agrícolas dos EUA a uma pesquisa por telefone. A pesquisa deste mês foi realizada de 13 a 17 de fevereiro.
“A crescente preocupação com o risco de queda dos preços de produção , aumento das taxas de juros e incerteza sobre o crescimento futuro das exportações agrícolas dos EUA está pesando nas mentes dos produtores”, disse James Mintert, principal investigador do barômetro e diretor do Centro de Agricultura Comercial de Purdue.
As expectativas dos produtores para o desempenho financeiro de suas fazendas em 2023 em comparação com 2022 enfraqueceram em fevereiro. O Índice de Desempenho Financeiro Agrícola caiu 7 pontos para uma leitura de 86. Os agricultores continuam a apontar preocupações sobre custos mais altos de insumos (38% dos entrevistados), aumento das taxas de juros (24% dos entrevistados) e preços mais baixos de produção (18% dos entrevistados ) como sua maior preocupação para o próximo ano.
As exportações agrícolas têm sido uma fonte importante de crescimento para a agricultura dos EUA há décadas. A partir de 2019, a pesquisa Ag Economy Barometer incluiu rotineiramente uma pergunta perguntando aos produtores sobre suas expectativas para as exportações agrícolas nos próximos cinco anos. Desde o pico em 2020, quando pouco mais de 70% dos entrevistados disseram esperar que as exportações aumentassem nos próximos cinco anos, a porcentagem de agricultores que esperam que as exportações cresçam ao longo do tempo caiu.
Fonte: portaldoagronegocio