Agricultura se faz com muito trabalho, investimento em pesquisa e tecnologia, mas também depende da meteorologia. Pouca ou muita chuva fazem toda a diferença para uma safra de sucesso e com boa produtividade.
Para debater o tema, o professor e consultor Vinícius Mendes falará sobre novas tecnologias de irrigação na Parecis SuperAgro 2023, no dia 30 de março (quinta-feira), às 9h.
“Hoje, dominamos a genética da planta, fertilidade do solo, maquinários. Nosso único entrave para o aumento da produtividade é a má distribuição de chuvas. A irrigação vem para complementar esse trabalho”, explica Vinícius.
Segundo ele, o produtor rural consegue fazer duas ou três safras e aumentar a produtividade com investimentos em tecnologias de irrigação, tornando o negócio mais sustentável. “Ano passado, demorou a chover, por exemplo. Com a irrigação, o produtor consegue aproveitar as janelas corretas de plantio e os melhores preços de comercialização”.
Além disso, o consultor revela que os pivôs de irrigação lançam muito mais que apenas água nas lavouras. “Com equipamentos e monitoramento corretos, o agricultor poderá usar o equipamento para pulverizar, pode ter câmeras de alta precisão para identificação de pragas e doenças, fazer telemetria e acionamento remoto. Tudo isso vamos demonstrar para os interessados”, conta.
A Parecis SuperAgro 2023 ocorrerá de 28 a 31 de março, no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis (MT). Mais novidades sobre o evento podem ser conferidas em https://bit.ly/Parecis2023.
Fonte: portaldoagronegocio