Os resultados divulgados pela companhia são referentes ao terceiro trimestre e dos nove meses do ano fiscal 2023 (baseado no ano safra), encerrado em 31 de dezembro de 2022.
No terceiro trimestre do ano fiscal 2023,a receita líquida atingiu R 1,9 bilhão, uma redução de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido principalmente a queda dos preços de combustíveis.
A companhia moeu 868 mil toneladas de milho no trimestre, um aumento de 2,8% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, e produziu 381 milhões de litros de etanol, 4,1% acima do 3T22. O resultado, de acordo com a companhia, foi impulsionado pelo aumento da capacidade de moagem de milho, resultado das melhorias industriais implementadas no 1T23 na manutenção anual; e melhoria no controle de consumo da operação da Planta de Sorriso com a instalação de balança de fluxo no processo de entrada do milho.
O consumo de Biomassa no 3T23 atingiu 738,2 mil m³, uma redução de 10,8% em relação ao 3T22, explicada principalmente por melhorias na eficiência de produção; maior capacidade de extração calorífica dos insumos de biomassa; e mix de DDG produzido.
No 3T23, a FS produziu 381,1 mil m³ de etanol, um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, explicado principalmente pela melhorias de rendimento da produção e aumento no volume de milho moído. Adicionalmente, a FS vendeu 362,7 mil m³ de etanol, um redução de 10,6% versus o 3T22, principalmente devido a estratégia de antecipação de vendas de etanol no 2T23 (+8,6% vs. 2T22), aproveitando a dinâmica de precificação de etanol; e da estratégia de carrego dos estoques visando a captura de melhores preços no futuro, adiando parte das vendas para o 4T23.
No 3T23, a FS aumentou a participação de etanol anidro vendido em 2,4% em relação ao 3T22, resultado de iniciativas comerciais para aproveitar a dinâmica de oferta e demanda do mercado, capturando melhores preços líquidos.
O EBITDA do trimestre foi de R? 519,5 milhões, 39,1% inferior ao mesmo trimestre do ano passado, refletindo majoritariamente os impactos da redução de preço do etanol. No período acumulado de nove meses, o EBITDA totalizou R? 1,9 bilhão, um decréscimo de 4,7% versus o ano anterior.
A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com duas unidades, uma em Lucas do Rio Verde e outra em Sorriso, no Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano.
Além disso, produz o DDG (Dried?Distillers?Grains), óleo de milho e?bioeletricidade. A Companhia está em processo de construção de sua terceira unidade produtiva, localizada em Primavera do Leste?(MT), com investimento previsto de aproximadamente R? 1,9 bilhões e que elevará sua capacidade total para cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano.
Deste montante, FS investiu R$ 548 milhões no trimestre, principalmente nas obras de construção de sua terceira planta industrial. Nos nove meses, os investimentos somam cerca de R? 1,6 bilhão. Até o final do ano fiscal, a companhia projeta um investimento adicional de mais R$ 458 milhões para completar a terceira planta.
Fonte: portaldoagronegocio