Simultaneamente ocorrerá a FIRA – Feira da Indústria de Reciclagem Animal, com foco na eficiência do processamento de subprodutos na produção de farinhas e gorduras e o SAVCARNE – Salão do Varejo da Carne, com apresentação de inovações, tecnologias e processos para a cadeia de proteína agregando valor aos pequenos, médios e grandes varejistas.
Além da exposição de equipamentos, soluções técnicas e serviços agregados, a 4ª ExpoMeat programou seminário protagonizado por profissionais gabaritados e reconhecidos. Tema: ‘Perspectivas para a Produção de Carne de Qualidade no Brasil: avanços e desafios’.
Responsabilidade e moderação estará a cargo da Prof.ª Drª Lara Macêdo Bonfim. Ela é médica veterinária; especialista e mestre em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e doutora em Zootecnia. Atua há mais de 22 anos em indústrias frigoríficas na região metropolitana de BH-MG.
Atualmente, é consultora em frigoríficos de diversos estados brasileiros (BA, MG, SP, PR, SC, GO, TO, RO, PA e AM) e palestrante. Já proferiu palestras nos principais eventos da cadeia da carne em todo o Brasil.
O Seminário trará palestras com especialistas em produção de carne de qualidade e discutirá os principais desafios e avanços para a produção de carne de qualidade no Brasil, que é o maior exportador de carne bovina do mundo, há bastante tempo. Porém, a carne brasileira foi vista, por décadas, como commodity no mercado internacional. Ou seja: um produto oferecido em grandes volumes e em escala mundial, mas pouco diferenciado em termos de padrões de qualidade.
Hoje, a carne brasileira ganha destaque crescente por sua qualidade e sustentabilidade. Isso se deve à modernização da pecuária e aos grandes investimentos em produtividade, melhoramento genético, nutrição, manejo sanitário e bem-estar animal. E assim, alcança mercados mais exigentes, que buscam produtos de maior valor agregado e cortes premium.
O Seminário
‘Perspectivas para a Produção de Carne de Qualidade no Brasil: avanços e desafios’ foi concebido para acontecer durante a 4ª ExpoMeat – são dois painéis por dia, sempre às 15h00 e 16h00, no auditório Prof. Renato Dib. Participação gratuita, vagas limitadas. Inscrições disponíveis no site www.expomeat.com.br. Abaixo, a grade das exposições.
- Dia 28/03
- 15h00: ‘O que a indústria frigorífica pode fazer para melhorar a qualidade da carne’, pelo Prof. Dr. Sérgio Bertelli Pflanzer, que atua na Unicamp.
- 16h00: ‘Tendências e o futuro do mercado da carne bovina’, pelo engenheiro agrônomo e consultor especialista em carne de qualidade e verticalização da pecuária, Roberto Barcellos.
- Dia 29/03
- 15h00: ‘Classificação de carcaças como ferramenta para aumentar o lucro da indústria frigorífica’, pelo zootecnista e proprietário da PECBR Consultoria, Caio Rossato.
- 16h00: ‘Inteligência artificial na gestão de pontos críticos para garantir a qualidade da carne’, pelo médico veterinário e doutor em Ciência Animal e Pastagem (Esalq-USP), Marcelo Aranda da Silva Coutinho.
- Dia 30/03
- 15h00: ‘Como identificar e reduzir perdas decorrentes de falhas no manejo pré-abate de bovinos’, pela Dra. Lara Macêdo Bonfim, diretora da Lara Bonfim Consultoria Frigorífica.
- 16h00: ‘Principais desafios e pontos críticos em auditoria para a certificação em bem-estar animal’, pelo médico veterinário e diretor de vendas da WQS, Luiz Felipe Freitas.
Fonte: portaldoagronegocio