Para preparar a compostagem com sobras de materiais orgânicos o processo é simples e quase sem custos, já que consigo no aproveitamento de sobras.
Uma vasilha grande, pode ser usado para produzir o adubo. Baldes, tambores ou composteiras prontas, o importante é que tenha furos no fundo do recipiente, para a eliminação do excesso de umidade.
O fundo da composteira deve ser coberto com terra seca, areia ou restos de carvão. Os resíduos orgânicos, que serão usados na produção do adubo, devem ser acrescentados à mistura, sempre em quantidades e concentrações iguais.
Quando a mistura aparenta estar muito seca é recomendado colocar água para aumentar a umidade e favorecer o início da fermentação.
O material será mantido fechado por 60 dias, mas o processo se completa com 90 dias. O material orgânico deve ser misturado sempre que acrescentar novos resíduos e o recipiente deve ser mantido fechado.
Manejo da produção
Durante 3 meses a umidade do composto no recipiente deve ser verificada semanalmente e estará pronto para uso quando apresentar aspecto e cheiro de terra.
Atenção
Alguns produtos não devem ser usados no processo de produção do adubo orgânico. Entre eles: carnes, limão, temperos fortes, papel, óleo e fezes de animais domésticos.
Fonte: portaldoagronegocio