Sophia @princesinhamt
Agronegócio

RS quer saber onde estão os carrapatos multirresistentes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Começa na próxima semana um estudo sobre a resistência de carrapatos aos produtos carrapaticidas disponíveis no mercado. O objetivo é avaliar a distribuição regional das populações de carrapatos multirresistentes e o nível de resistência a cada tipo de carrapaticida. A Secretaria da Agricultura e o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) vão realizar o inquérito.

No total, mais de 700 propriedades rurais serão contatadas, sendo ao menos 302 visitadas em 120 municípios. As atividades de campo e laboratoriais devem ocorrer até setembro deste ano e até março de 2024 será concluída a análise dos resultados. O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa-RS) colabora com o custeio do projeto, através da aquisição de insumos e equipamentos.

Os carrapatos e as doenças que eles carregam provocam impacto de mais de R$ 450 milhões por ano à pecuária gaúcha, conforme dados da FAO (Organização Mundial para Agricultura e Alimentação). Os dados referem-se aos prejuízos causados pelos danos na produtividade dos animais e custos com controle e tratamento.

Segundo dados anteriores levantados pelo IPVDF, 95% das amostras de propriedades do RS são resistentes a pelo menos um carrapaticida e que, 45% destas são resistentes a quatro ou mais produtos, caracterizando casos de resistência de amplo espectro. Ou seja, o uso indiscriminado e intensivo de carrapaticidas determinou a seleção de parasitos resistentes a seis das sete classes químicas disponíveis no mercado. Entretanto, como as amostras, em geral, vêm de propriedades que já têm problemas em controlar as infestações, a ideia com o estudo é coletar amostras representativas de todas as populações de carrapatos do RS e determinar a distribuição da multirresistência.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.