Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Fazenda Água Santa escolhe a TIM para projeto 4G

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas no país, agora pode contar com a conectividade da TIM para suas plantas em Minas Gerais e Bahia. A empresa é uma das principais fornecedoras para a Bem Brasil Alimentos, indústria de batatas pré-fritas congeladas e parte do Grupo Rocheto, referência no varejo e setor de alimentação. O 4G da TIM atenderá às unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA) do Grupo Água Santa, com sede em Perdizes. Este é o primeiro contrato de cobertura da TIM com uma empresa do segmento de batatas. 

Uma das principais melhorias que a conectividade trará para a Fazenda Água Santa está relacionada aos processos logísticos: com o 4G, será possível integrar ferramentas de rastreabilidade de matéria prima, aumentando a segurança do transporte em toda a cadeia. A expectativa é que a área de cobertura nas três propriedades inclua mais de 66 mil hectares, cerca de 109 propriedades rurais e 5 mil pessoas no entorno das unidades. 

Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, a maior cobertura 4G no país, com mais de 12 milhões de hectares, atendendo culturas como soja, milho, algodão e cana de açúcar, é um diferencial para empresas que precisam implementar projetos de conectividade: “Estamos em constante expansão e queremos colaborar com iniciativas de transformação e inclusão digital para o agronegócio, melhorando a gestão, reduzindo custos e otimizando recursos. Além disso, este projeto é especial por ser pioneiro na TIM com um grande produtor, o que nos possibilita aprender mais sobre esta importante cultura”. 

“No ambiente rural, a internet tornou-se um importante insumo. A conectividade no campo é fundamental para que possamos aproveitar toda a tecnologia embarcada em nossos processos e equipamentos, pois os avanços do setor não param e a internet apenas na sede já não é suficiente, exigindo novos investimentos. Essa parceria com a TIM visa abranger a cobertura de áreas das quais não temos nenhum tipo de conectividade para que possamos acompanhar o desempenho de nossas operações, dessa forma obtemos informações úteis em tempo real agilizando as tomadas de decisões”, diz Germano Rodrigues Ferreira, Gestor de TI no Grupo Água Santa.

Ele exemplifica que um equipamento conectado pode emitir um alerta para a central de operações da empresa, a qual pode tomar uma decisão e realizar uma correção instantânea, enviando comandos para o operador. “Para além da propriedade, todos aqueles que estão no entorno também recebem o sinal 4G da operadora e isso tem um impacto direto na vida de pequenos produtores que sequer possuem o sinal de telefone disponível em sua sede”, diz.

Para Isidro Velasco Rios, diretor do Grupo Água Santa, o crescimento sustentável de uma empresa passa por investimentos em tecnologia e comunicação. “A comunicação mais veloz e precisa possibilitará à empresa otimizar e capturar de forma mais eficiente as inovações disponíveis. Lembrando também que o conceito de longevidade remete à responsabilidade social e este projeto também contribui com a sociedade, considerando que o sinal 4G estará disponível para todos que estiverem transitando nas imediações dos empreendimentos”, diz. 

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.