A declaração foi dada nesta quarta-feira (01.03), durante o Encontro dos Gestores Municipais de Esporte e Lazer de Mato Grosso, no Cine Teatro Cuiabá.
Na ocasião, o governador Mauro Mendes anunciou o calendário esportivo de 2023, a criação da Escola de Formação de Esporte e Lazer, novos investimentos do edital Pontos do Esporte e Lazer e também entregou equipamentos esportivos.
“Já participei de cinco edições de jogos paralímpicos e nunca vi um estado com tanto investimento no esporte paralímpico quanto Mato Grosso. Quero agradecer ao nosso governador por acreditar no esporte paralímpico, nos atletas e nas pessoas que trabalham com a gente. Continuem acreditando nessa transformação”, disse a atleta.
Conforme o governador Mauro Mendes, investir no Esporte é investir não só em competições, mas na formação de valores em crianças, jovens e adultos.
“Compreendemos o quanto o esporte e a cultura impacta na vida das pessoas. Não só para o desenvolvimento físico, mas para os valores. O Esporte ensina a capacidade de superar os próprios limites, perseverança, respeito, disciplina, aprender a ganhar e a perder. É importante para a vida desses cidadãos que estamos ajudando a formar. O Projeto Olimpus é um programa que tem credibilidade é já é o maior programa de incentivo ao esporte olímpico e paralimpico no Brasil, frisou.
Representando os prefeitos e secretários de Esporte dos 141 municípios, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância dos investimentos do Estado no esporte para a cidadania das crianças e jovens.
“As atividades voltadas ao Esporte e Cultura são importantes para as crianças e adolescentes. É menos risco de estarem nas ruas e ajuda em sua formação de futuro. Quero agradecer ao governador em nome de todos”, pontuou.
Jefferson Neves, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, mencionou os avanços obtidos na área durante a gestão e afirmou que os novos investimentos representam um “momento histórico”.
“Trabalhamos dia e noite e construímos a credibilidade que o esporte havia perdido. Hoje temos bolsa-atleta, pontos do esporte, bolsa-técnico. Temos um governador que respeita e que incentiva. O governador não dá tapinha nas costas dos atletas: ele faz investimento de verdade”, completou.
Deputado estadual e ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um pontuou que desde o início do primeiro mandato no Estado, em 2019, o governador Mauro Mendes tem dado prioridade às políticas de incentivo ao esporte.
“O Mauro é o governador não só que mais investiu, mas o que mais respeitou o Esporte. O Esporte é prioridade e cada gestor sente isso. O Mauro entendeu a importância do esporte para mudar a vida das pessoas”, relatou.
Investimentos maciços
Nos últimos anos, o Projeto Olimpus não só regularizou o pagamento de bolsas a aos atletas, como instituiu o bolsa-técnico e prêmios aos profissionais que conseguissem disputar olimpíadas.
O recurso para as bolsas foi ampliado em cinco vezes, passando de R$ 700 mil para R$ 4 milhões, com o triplo de atletas atendidos.
Além disso, o Governo contemplou 272 projetos no esporte e lazer em 98 municípios.
Fonte: odocumento