A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) promoverá, nos dias 27 e 28 de março, o Curso Registro&Melhoramento em Santa Maria (RS). O objetivo é desmitificar o processo de registro genealógico de animais, bem como mostrar a aplicação, na prática, dos dados do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). O evento será realizado apenas de forma presencial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – no auditório do Colégio Politécnico – das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, em ambos os dias. As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de março pelo link bit.ly/CursoRegistroSantaMaria. As vagas são limitadas.
Superintendente suplente da ANC, Braulli Ferrari, destaca que o curso é uma grande oportunidade para quem deseja aprender mais sobre registro genealógico e melhoramento genético. “Como no último ano, vamos esmiuçar o passo a passo do registro e explorar as ferramentas disponíveis no Origen para que o criador, estudante ou técnico da região saia com informações de qualidade para colocar em prática nas propriedades”, acrescenta. Ferrari será um dos palestrantes do evento, ao lado do coordenador do Promebo, Laerte Rochel, e do coordenador de registros da ANC, Dionlenon Pires.
Além do registro, o curso abordará as características avaliadas pelo Promebo. A ideia, segundo Rochel, é mostrar de forma simples e didática como interpretar DEPs, índices, percentil e acurácia para auxiliar na seleção. “Não basta ter as informações dos animais em mãos. Para colher os frutos, é preciso saber o que fazer com eles de acordo com o objetivo da fazenda. E é isso que vamos mostrar no curso”, explica.
De acordo com o professor de Bovinocultura de Corte do Colégio Politécnico da UFSM, Alexandre N. Motta de Souza, no processo de profissionalização da pecuária de corte tem muito o se que evoluir em termos de nutrição, sanidade e genética dos rebanhos. “O curso é uma oportunidade ímpar para que possamos compreender melhor os conceitos e aplicações das ferramentas de melhoramento genético. A genética é a base de uma pecuária eficiente e de precisão”, afirma.
Investimento
Associados da ANC, técnicos da entidade e do Promebo serão isentos da taxa de inscrição, mas precisarão realizar a inscrição prévia para garantir vaga. Para quem não é sócio, a taxa é de R$ 100 e estudantes pagam apenas 50% do valor. Os participantes receberão certificado e material de apoio.
A ANC
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) é uma entidade sem fins econômicos responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional, de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura. A ANC conta com patrocínio da Supra em 2023.
Fonte: portaldoagronegocio