Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Painéis técnicos tratarão da lavoura do futuro e da intensificação da lavoura com a pecuária

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Intensificação é a palavra-chave que permeia os debates em painéis écnicos programados para a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Um deles vai tratar da Intensificação produtiva em terras baixas e o outro será centrado em Estratégias para intensificação da pecuária de ciclo completo em sistemas de ILP. A Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), sediará o evento pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 14 e 16 de fevereiro. 

Com o tema “A do amanhã”, como será, o professor da Universidade Federal De Santa Maria (UFSM) Enio Marchesan, fará um painel voltado à importância da rotação de culturas, da intensificação de cultivos em ambientes de terras baixas como dos cultivos isolados de arroz, soja, milho e outras espécies. Ao comentar o que se espera dessa nova lavoura e o que ela pode ser, Marchesan promete tratar da potencialização do uso das áreas para trabalhar em uma como um sistema de produção. “Vamos abordar, também, como fazer, os desafios associados a este modo de fazer manejo sustentável ou mais sustentável, ou cada vez mais sustentável dessas áreas, tentando olhar o sistema de forma integrada”, afirma. O professor antecipou, ainda, que será apresentada a sugestão de um projeto para a Metade Sul do estado para que os produtores tenham acesso a novas tecnologias para inclusão de rotação de culturas em suas áreas de terras baixas como forma de minimizar riscos e elevar renda.

O painel de Marchesan abre a rodada sobre Intensificação produtiva em terras baixas, que contará com a palavra de Paulo Régis Ferreira da Silva, consultor técnico do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e que á sobre milho em terras baixas. O painel, que inicia às 15h40min no dia 15 de fevereiro, será mediado pelo diretor da Federarroz André Matos. 

Já na , dia 16 de fevereiro, o painel Estratégias para intensificação da pecuária de ciclo completo em sistemas de ILP, será moderado pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jorge Schafhauser Jr. O debate que inicia às 9h30min, trará o médico veterinário especialista em nutrição e alimentação , Paulo Fernando Ferreira e o pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta), Juan Sebastian Vittone. 

Conforme Ferreira, a importância da integração lavoura-pecuária na produção de uma carne de qualidade em modelos pastoris, com maior sustentabilidade, através da utilização de pastoreios, forragens conservadas, grãos e cereais de verão e inverno e subprodutos da indústria e alimentos. “De acordo com os requerimentos cada vez maiores, devido ao avanço genético, é muito importante a integração de modelos agrícolas diversificados e a pecuária moderna, possibilitando maiores aproveitamentos e reciclagem de nutrientes e assim termos uma agricultura mais produtiva e uma pecuária cada vez mais racionalmente pastoril”, conclui o painelista. 

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como tema central “Arrozeiros como produtores multissafras”. O evento contará com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas, além da presença de mais de 30 caravanas de produtores. A programação terá ainda outros painéis que abordarão temas relacionados à mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas, e a realização da reunião da Câmara Setorial do Arroz.  

A programação completa assim como as inscrições para o evento, que ocorrerá de forma híbrida (virtual e online), e de forma gratuita, podem ser conferidas no site colheitadoarroz.com.br. A 33º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.