Segundo o último boletim disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo menos 0.6% das lavouras de algodão foram identificadas no estádio de floração até o dia 21 de Janeiro. Essa condição é observada principalmente nas lavouras do Sudeste do país.
Em Mato Grosso, a semeadura está atrasada em relação à safra passada, devido às chuvas intermitentes, o que ocasiona um atraso na janela de plantio. Em Goiás, mesmo com a situação de chuvas intermitentes, a semeadura está próxima da conclusão e as condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. No estado do Mato Grosso do Sul, as condições climáticas estão contribuindo para o desenvolvimento das lavouras, resultando em um bom estande e desenvolvimento.
Em Minas Gerais, a semeadura está próxima da conclusão, sendo que as lavouras mais adiantadas estão iniciando a fase de floração. Mesmo com o excesso de chuvas sobre o estado mineiro, o clima continua favorável à cultura. No Sudoeste de São Paulo, o tempo frio e úmido está alongando o ciclo da cultura e favorece o aparecimento de doenças fúngicas. Já no oeste do estado paulista, os ventos fortes prejudicam algumas lavouras; e no noroeste, a semeadura está em andamento.
Na Bahia, as condições de chuvas na parcela oeste, vem permitindo o avanço da semeadura e o bom desenvolvimento inicial das lavouras. Em regiões pontuais, há perdas devido ao excesso de umidade. No Maranhão, a semeadura foi finalizada na região Sul e as lavouras estão em bom desenvolvimento.
Fonte: portaldoagronegocio