A visitação a uma central de genética bovina promete nunca mais ser a mesma. A GENEX Brasil, uma das líderes do segmento, realizará a inauguração oficial de sua central própria de coleta e processamento de sêmen, no dia 23 de agosto de 2022, em Uberaba (MG), durante a 15ª EXPOGENÉTICA. A feira, que é considerada a maior do mundo quando se fala em pecuária com foco no Zebu, acontece de 20 a 28 de agosto, na mesma cidade do novo empreendimento da GENEX Brasil.
E não se trata apenas de uma central. Com o objetivo de entregar a melhor experiência aos clientes, a GENEX Brasil criou uma atmosfera de encantamento para a visitação da Central GENEX Uberaba. É o que a empresa chama de “GENEXperience”. De acordo com Guilherme Gallerani, diretor de Marketing e Inovação da GENEX Brasil, a GENEXperience se baseia no conceito de Jornada de Cliente. “Podemos traduzi-la como o jeito GENEX de se relacionar com o cliente, aplicado em todos os canais de contato que temos com eles, seja por nossos colaboradores, representantes, redes sociais, central de atendimento (CenaGENEX) e, agora, em nossa central em Uberaba”, explica.
No contexto da visitação à central, a GENEXperience foi estruturada para que a missão, a visão e os valores da empresa sejam percebidos pelo cliente desde o primeiro momento em que ele é recepcionado. Combinando tradição e modernidade, foi criada uma atmosfera de encantamento para os visitantes. Assim que chegam, eles são direcionados para um conjunto de ambientes que ativam os quatro sentidos. “Na recepção, nossa equipe inicia a experiência com a ajuda de um totem interativo, pelo qual é possível obter informações sobre os touros. Nessa plataforma, é possível saber quais animais podem ser visitados naquele momento e selecionar aqueles que deseja conhecer. Assim, o cliente inicia a sua visita com um catálogo personalizado. Essa facilidade otimiza o tempo e torna o contato mais próximo”, descreve Gallerani.
Na sequência, passam para a imersão audiovisual olfativa. “Numa sala ambientada, vídeo e som mostram aos clientes um pouco da cultura GENEX, apresentando o propósito da empresa e destacando como a nossa expertise pode contribuir para o sucesso dos seus negócios. Ali, uma fragrância exclusiva, composta por um conjunto de aromas característicos do campo, transporta os visitantes à fazenda. Tudo isso antes de conhecer os nossos touros”, destaca o diretor executivo da GENEX Brasil, Sergio Saud.
Durante a visita, um colaborador da GENEX Brasil interage com o cliente e aponta em um tablet os touros nos quais há interesse de negociação. Ao encerrar a visitação, o cliente recebe o catálogo digital com informações dos animais selecionados para o seu negócio. “Geralmente, os clientes recebem um catálogo geral com todos os touros na central. A GENEX inovou ainda mais nos serviços oferecidos ao mercado brasileiro, sendo a primeira empresa a entregar ao cliente, já na visitação, um catálogo personalizado com touros escolhidos para contribuir com o melhoramento do seu rebanho. Completando a experiência, o cliente será impactado, ainda, com ações de pós de visita”, ressalta Sergio Saud.
A inauguração oficial ao mercado será no dia 23 de agosto, mas a central já está aberta a visitação.
Central GENEX Uberaba
Há anos, a GENEX Brasil tem estudado a viabilização de sua central própria. “O produtor brasileiro gosta de ir à central, ver o touro e fechar negócio após ter esse contato presencial com o animal. Conseguimos nos tornar a terceira maior empresa do Brasil sem contar com uma central própria. Esse empreendimento aumenta nosso potencial e esperamos crescer de forma expressiva nos próximos anos”, reforça Sergio Saud.
O novo projeto da GENEX Brasil é resultado de mais de 15 anos de experiência e pioneirismo da companhia no melhoramento genético de bovinos no país, sem contar todo o histórico de mais de 60 anos de atuação no contexto mundial. De acordo com o CEO Global da GENEX, Huub Te Plate, o objetivo da empresa é ser global sem perder sua presença local. “Nosso propósito é aumentar o market share do Brasil, que atualmente está em cerca de 12%, para 20% ao ano nos próximos cinco anos. Além disso, também queremos ter maior presença em toda a América Latina e em outras regiões do mundo. Já temos algumas oportunidades na África e na Ásia e esse será o próximo sonho pelo qual vamos trabalhar”, destaca.
Para Fanja Pon, presidente do Conselho de Administração e acionista da empresa familiar Pon Holdings e URUS, a nova central marca uma trajetória de muita dedicação. “Este é um momento muito especial para nós e para a GENEX, porque estamos inaugurando a nossa própria central e muitas pessoas trabalharam bastante durante os últimos anos para chegarmos a esse lançamento. Agora, os produtores podem vir e conhecer o que a empresa está fazendo”, destaca.
Buscando a integração entre executivos e colaboradores internacionais e nacionais, a GENEX Brasil estruturou uma estratégia robusta para o lançamento de sua central, culminando na inauguração para o mercado brasileiro em agosto deste ano.
“No dia 30 de junho, organizamos uma visita de pré-inauguração para apresentar a central para os executivos das internacionais Pon Holding e URUS, mantenedoras da GENEX. Na sequência, foi feita a inauguração para a equipe da GENEX Brasil, reunindo cerca de 200 pessoas, entre colaboradores e representantes comerciais de todo o Brasil. Depois de apresentarmos em primeira mão o nosso espaço para aqueles que nos acompanham e investem no crescimento da nossa empresa ao longo dos anos, será a vez de apresentarmos a Central GENEX Uberaba para o mercado, com o evento de inauguração durante a EXPOGENÉTICA e com uma campanha de lançamento envolvendo diferentes canais de divulgação”, comenta Guilherme Gallerani.
A Central GENEX Uberaba também está sendo festejada por outros executivos da holding URUS. “Esse é um momento de ruptura para a GENEX. A empresa vem tendo muito sucesso na construção da sua posição no mercado brasileiro, mesmo sem contar com uma central própria. Agora, estamos aqui para crescer ainda mais”, reforça o CEO Global da URUS, Cees Harmnans.
Para John Ruedinger, Presidente do Conselho da CRI e GENEX nos Estados Unidos, a central será responsável por gerar ainda mais valor para a empresa, trazendo benefícios para os produtores locais de laticínios e carne bovina. “É o início de um novo momento para a GENEX, que vai impulsionar a indústria da pecuária no Brasil. Vislumbro um futuro promissor para os produtores locais, porque podemos utilizar a nova biotecnologia para impulsionar a seleção de touros, a genética, a produção de leite e de carne bovina”, pontua.
A migração dos touros, que atualmente estão alocados nas centrais parceiras, para a Central GENEX Uberaba está sendo feita de forma gradual e organizada, para que a adaptação seja a mais adequada possível. No entanto, nem todos os bovinos devem ser alocados no novo espaço. “Os touros das raças taurinas, como o Holandês e Angus por exemplo, devem permanecer nas regiões em que se encontram atualmente. Esses animais se adaptam melhor a temperaturas mais frias. Como na região de Minas Gerais o calor é um pouco mais intenso, vamos preservar os animais para não comprometer a produção”, destaca Sergio Saud.
A Central GENEX Uberaba está localizada no km 158 da Rodovia BR-050, região conhecida como ‘berço do zebu’. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com capacidade para alojar e coletar, inicialmente, cerca de 150 touros, a Central GENEX Uberaba conta com piquetes individuais, projetados de acordo com as normas de biossegurança e conforto animal, garantindo a adequada produção de genética e comercialização em todo o território nacional, além de exportação aos países que possuem protocolos sanitários com o Brasil.
Com investimento inicial de R$ 8 milhões, a central tem capacidade de produção de 5 milhões de doses de sêmen nos próximos três anos. O empreendimento faz parte do plano de expansão da companhia, que pretende dobrar de tamanho no Brasil até 2025.