Sophia @princesinhamt
Agronegócio

A otimização da gestão de produtores rurais traz mais eficiência para a produção

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O agronegócio é um dos principais setores que geram riqueza em nosso país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4,8% da economia nacional, entre 1995 e 2021, foi gerada através de negócios da agropecuária.

Graças a essa importância para o Produto Interno Bruto (PIB), o setor vem ganhando mais atenção nos últimos anos. Com isso, os processos foram sendo aprimorados, conforme o avanço tecnológico, para aumentar a sua eficiência.

Claro que isso trouxe muitos desafios para os produtores rurais, que tiveram que adaptar suas rotinas para se adequar a esses novos modelos de competição. A partir disso, foram-se criando novos modelos de gestão para se adaptar a essa realidade para o agronegócio.

Por conta disso, separamos aqui algumas dicas essenciais para quem está buscando montar um sistema de gestão mais eficiente para a sua produção, e com isso, se manter no mesmo nível dos concorrentes.

Padronização de processos

Definir um padrão de funcionamento ajuda a montar uma linha de produção semelhante a das empresas de manufatura, sem estar necessariamente em um chão de fábrica. 

Um exemplo disso é definir horários certos para determinados tipos de tarefas, como irrigação de plantações, por exemplo, além de estabelecer certas regras, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por todos os funcionários.

Sem contar que definir um sistema de como as coisas devem ser feitas pode evitar muito desperdício de tempo e até mesmo poupar esforço da mão de obra.

Tenha uma boa gestão de pessoas

O fator humano ainda é essencial para qualquer negócio, mesmo com o avanço da tecnologia. Por isso, ter uma boa gestão de pessoas é essencial para manter a eficiência e produtividade da sua propriedade rural.

Ter um sistema de hierarquia bem definido, onde todos sabem o que deve ser feito, é essencial para manter a mão de obra focada na produção. Sem contar a remuneração, que deve ser justa e de acordo com a função de cada um, além de uma boa montagem de equipe, destinando cada funcionário para a área em que tem mais aptidão.

Com isso, é possível manter um ambiente tranquilo e evitar problemas trabalhistas futuros.

Não tenha medo da tecnologia

Apesar de ser um bicho de sete cabeças para muitos, ela é uma excelente aliada na eficácia de processos. Por isso, utilizar softwares de gestão pode ser excelente para trazer mais controle financeiro e até mesmo de processos.

O uso de aplicativos também pode ajudar. Na locomoção de funcionários, por exemplo, pode-se fazer uso de carro por assinatura(https://meoo.localiza.com/), ou até mesmo para outras funções.

Além disso, também pode-se usar o armazenamento de informações em nuvem, economizando espaço. Ou até mesmo assinaturas eletrônicas para agilizar processos documentais. Enfim, as aplicações são infinitas, e cabe a você escolher uma que mais se adeque às suas necessidades.

Tenha métricas

Apesar de simples, essa dica é de extrema importância. Estabelecer metas é essencial para quantificar o que precisa ser feito para melhorar na produção. Com isso, você consegue definir planejamentos mais assertivos para alcançar o seu objetivo, que obviamente varia de negócio para negócio.

Controle financeiro é essencial

Ter um controle de ganhos e custos é essencial para manter o balanço do seu negócio. Com isso, você pode localizar onde existem gastos desnecessários e reverter esse valor para setores mais necessitados do seu negócio, ou até mesmo aumentar a sua margem de lucratividade. Por que não?

Mas, para isso, é necessário ter uma boa organização financeira, para até mesmo evitar problemas futuros. Se necessário, pode até fazer o uso de inúmeros softwares de gestão de negócios disponíveis no mercado.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.