A colheita da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (12) a 0,6% da área cultivada no Brasil, contra 0,04% uma semana antes e 1,2% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Os trabalhos seguiram concentrados em Mato Grosso e Rondônia, nos momentos em que o tempo fechado e chuvoso permitiu.
No Sul do país, onde a colheita ainda não começou, é a irregularidade das precipitações que preocupa os produtores gaúchos. Por conta da estiagem, a AgRural cortou na semana passada a produção estimada para o Rio Grande do Sul. A nova projeção, que também conta com ajustes em outros estados, foi divulgada para clientes e estará disponível para a imprensa dentro de alguns dias.
Milho verão
O mesmo aconteceu com a estimativa da primeira safra de milho 2022/23, o milho verão, que também teve nova redução na produção do Rio Grande do Sul. A colheita do cereal chegou na quinta-feira (12) a 4,5% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 2,3% na semana precedente e 6,3% no mesmo período do ano passado.
Fonte: portaldoagronegocio