A ABB – Associação Brasileira de Brangus lançará durante a Expointer, em Esteio (RS), dois rótulos de vinhos que harmonizam com carnes bovinas. Os vinhos são da Vinícola Audace, localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), e para produção foram utilizadas as uvas Carbenet Franc e Merlot. Em 2023 será lançado um terceiro rótulo, com a uva Tannat.
Segundo o presidente da ABB, Ladislau Lancsarics, o lançamento dos rótulos tem a intenção de homenagear a raça que vem ganhando diferentes regiões brasileiras. “No Brasil, o brangus começou de fato na região Sul e foi subindo pelo mapa. Atualmente, presente em praticamente todos os estados, escolhemos o vinho, como uma forma de brindar as conquistas, vinculando o nome da Associação a uma das maiores habilidades do Sul brasileiro, produção de vinho de qualidade”.
Segundo Pedro Pires, proprietário da Vinícola Audace, os novos rótulos brangus poderão se destacar no mercado, devido a flexibilidade. “O brangus é uma raça com a cara do Brasil, com alta adaptabilidade a vários climas e adversas situações. Além de ser uma raça que busca crescimento com qualidade, assim como os vinhos brasileiros”, completa Pires.
A Expointer foi escolhida como palco do lançamento dos rótulos devida à ocasião, em que será reinaugurada a Casa Brangus, um espaço destinado aos criadores e entusiastas da raça. O evento acontecerá no dia 28, às 18h, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na BR-116, KM-13, em Esteio (RS).
OS VINHOS
CABERNET FRANC 2021
Passagem em barrica de carvalho francesa por 12 meses. Vinho tinto seco, cor rubi média. Aroma de frutas vermelhas (ameixa, framboesa) e frutas negras (cereja negra, amora silvestre). Notas florais, notas de pimenta do reino e ervas frescas. Em boca, vinho com bom corpo, acidez equilibrada, álcool com taninos finos e intensos.
MERLOT 2021
Passagem em barrica de carvalho francesa por 12 meses. Vinho tinto seco, cor rubi profunda. Aroma de frutas vermelhas (cereja, groselha, ameixa), frutas negras (mirtilo, amora). Aromas florais de violeta e de carvalho, como especiarias, café e chocolate. Em boca, vinho elegante, corroborando as notas descritas, e final prolongado.
Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da Associação e no site www.brangus.org.br.