Sophia @princesinhamt
Agronegócio

VBP animal de 2022 sinaliza recuo ao menor nível do último triênio

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
VBP animal de 2022 sinaliza recuo ao menor nível do último triênio

À luz da produção dos últimos quatro trimestres (levantamento do IBGE) e considerando os preços mais recentes recebidos pelos produtores, a Secretaria de Política Agrícola do MAPA acaba de estimar (valores deflacionados pelo IGP-DI de julho de 2022) que o valor bruto da produção animal do corrente exercício deve ir pouco além dos R$367 bilhões, resultado que, se confirmado, representará queda de cerca de 5,5% sobre o ano anterior e corresponderá ao menor VBP do setor nos últimos três anos.

A queda anual não representa novidade. Já era sinalizada no final de 2021s os primeiros prognósticos para o corrente exercício, quando foram divulgados. Mas vem sendo bem maior que o inicialmente previsto.

Não só, porém. Nas projeções de dezembro/21 era previsto, por exemplo, que além do VBP dos suínos ocorreria retrocesso, também, no VBP de bovinos e de ovos, projetando-se aumento apenas para frango e leite. Mas, pelo quadro mais recente, também o frango terá VBP menor que o do ano passado, enquanto agora é previsto, para os ovos, um VBP quase 3% superior ao de 2021 (manteve-se, para o leite, a previsão de crescimento, mas de apenas 0,83%).

Pelos valores ora projetados, os ovos, mesmo obtendo aumento em relação ao ano passado, registrarão o menor VBP do triênio, situação que se aplica, igualmente, aos bovinos e suínos. Ou seja: apenas o leite segue em evolução – modesta, porém contínua – enquanto o frango, apesar da queda anual, mantém variação positiva em relação a 2020, ano em que foi o único a registrar VBP menor que o de 2019.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.