Segundo o engenheiro agrônomo Ricado Kaspreski, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, há previsão de ocorrência generalizada entre quinta e sexta-feira. “Se for de média a forte intensidade como previsto, teremos grandes problemas”, aponta.
Até o momento, a situação das lavouras é positiva. O clima favorece o desenvolvimento e os trabalhos de campo. A área plantada totaliza 121,500 hectares plantados, levemente maior que do ano passado.
Os produtores da região de Francisco Beltrão têm a tradição de plantar o trigo, e o aumento de área acontece ocasionalmente, dependendo de fatores propícios, que nesse caso foram o preço do trigo, que já estava alto, e a perspectiva de demanda de grãos no mundo. A produtividade é projetada em 3,2 toneladas por hectare.
A colheita deve começar em vinte dias, porém se intensifica no mês de outubro. Conforme Kaspreski, áreas poucos expressivas já tiveram colheita iniciada.
Relatório semanal
Em relatório semanal, o Deral disse que a colheita já atinge 1% da área no Paraná. Em igual momento do ano passado, os trabalhos ainda não haviam começado. As lavouras em maturação somam 6% e 87% das lavouras estão em boas condições.