A 28ª Fenasucro & Agrocana começou nesta terça-feira (16), em Sertãozinho (SP), com destaque para as fontes limpas de energia, amparadas por projetos industriais sustentáveis.
Muitos dos programas têm foco no reaproveitamento do bagaço de cana, no desenvolvimento do diesel à base de cana-de-açúcar e no uso do hidrogênio verde como formas de reduzir a necessidade por combustíveis fósseis e combater o aquecimento global.
E na Feira Internacional de Bioenergia, a 9ª Conferência DATAGRO & CEISE Br apresentou um panorama geral do setor, com números, expectativas e desafios. O presidente da consultoria, Plínio Nastari, apresentou números que mostram a grandiosidade da indústria da bioenergia, que foi se adaptando ao longo das décadas, com estímulos à eficiência energética.
“As usinas foram pensadas inicialmente para serem grandes moedoras de cana por meio da combustão. Mas, essa indústria se modernizou, pensando em uma energia cada vez mais limpa e sustentável”, destacou.
Atualmente, o estado de São Paulo reúne a maior quantidade de unidades produtoras de etanol e também é o maior consumidor da agroindústria canavieira. Cenário que eleva a competitividade nas bombas e move a economia do setor.
Além disso, Nastari disse que o potencial pode ser ainda maior, devido à integração de diferentes culturas, uso de biogás e etanol de segunda geração e, por fim, com a recuperação de solos degradados, tudo para tornar o estado ainda mais competitivo.
“No ano passado o Brasil exportou seis navios de bagaço. E esse é um mercado em franco crescimento. E o Renovabio é virtuoso, pois estimula a bioeficiência da cana”, lembrou.
Na abertura da Fenasucro & Agrocana, o presidente de honra 2022, Luiz Fernando Pogetti, Chairman da COPERSUCAR, elencou dois desafios mundiais, como a necessidade por alimentos e por transformações que freiem as mudanças climáticas. “Temos que alimentar muita gente e ainda combater o aquecimento global. E o estado de São Paulo tem uma oportunidade de ouro: o etanol, que é a energia limpa. Não é a única solução, mas a mais rápida”, ponderou.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, representando o governador Rodrigo Garcia, aproveitou para exaltar a volta dos eventos presenciais. E afirmou que apenas em 2021 a agropecuária apresentou crescimento de 28,64%, graças ao aumento da eficiência.
Programação de quarta-feira
Nesta quarta-feira, 17/08, a Fenasucro & Agrocana apresenta cenários e tendências de plantios de cana de açúcar para os próximos anos, além de variedades e formas de nutrição dessa cultura. Neste dia, ainda, às 14h, o Seminário ÚNICA e CEISE Br, aponta o potencial da bioeletricidade.
Até sexta-feira, 19/08, a programação da feira completará mais de 36 horas de eventos de conteúdo exclusivo, com atividades 100% presenciais.