Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Frangos abatidos no 2º trimestre retrocederam ao menor nível trimestral do último ano e meio

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Frangos abatidos no 2º trimestre retrocederam ao menor nível trimestral do último ano e meio

Embora os dados sejam preliminares, já é possível considerar que o número de cabeças de frango abatidas no segundo trimestre de 2022 correspondeu ao menor nível trimestral em um ano e meio. Efeito, sem dúvida, do aumento dos custos de produção – elevados a ponto de se tornarem impossíveis de serem absorvidos por boa parte do setor.

No trimestre, conforme o IBGE, foram abatidas perto, mas menos, de 1,5 bilhão de cabeças de frango em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal, o menor volume dos últimos seis trimestres.

Notar, no caso, que o retrocesso não é novo, porquanto o maior volume no período analisado foi registrado no primeiro trimestre de 2021.

Felizmente o setor tem contrabalançado o menor abate com um aumento no peso médio das aves abatidas. Assim – agora considerando o total processado nos seis primeiros meses de 2022 – embora o número de cabeças abatidas tenha recuado perto de 2%, a carne de frango decorrente desses abates aumentou 1,5% Por sinal, a carne produzida no período – cerca de 7,390 milhões de toneladas – corresponde ao maior volume de todos os tempos para um primeiro semestre.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.