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Agronegócio

INFRAESTRUTURA: Portos do Paraná prepara Corredor Leste para exportação de granéis vegetais em 2023

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INFRAESTRUTURA: Portos do Paraná prepara Corredor Leste para exportação de granéis vegetais em 2023

Enquanto a nova safra de soja ainda se desenvolve no campo, o porto, na outra ponta da cadeia logística, realiza os ajustes e melhorias na estrutura e no sistema operacional para atender a demanda de escoamento do grão que deve se intensificar a partir de março.

Condições adequadas – “Os serviços são fundamentais a fim de assegurar condições adequadas para atingir metas de volume de produtos embarcados, garantir a performance dos equipamentos, custos operacionais e produtividade, reduzir as paradas não programadas durante o ano”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Intervenções anuais – As intervenções de manutenção eletromecânica em parada programada ocorrem todos os anos. O diretor de engenharia de manutenção da empresa pública, Victor Kengo, explica que o planejamento para a próxima parada anual programada de manutenção do corredor inicia assim que os serviços deste ano terminarem.

Cronograma – Segundo ele, com essas informações, em conjunto com a Diretoria de Operação, é definido o cronograma de parada dos três berços de atracação do Corex. “Dessa forma, enquanto a manutenção é realizada nas linhas correspondentes a um determinado berço, os outros dois permanecem operando normalmente, de forma a não ser necessário a paralisação total da operação dos graneis de exportação”, afirma.

2022 – Neste ano, a manutenção começou no dia 24 de outubro, com paralisação no berço 212, onde todos os serviços já foram finalizados e o espaço, liberado. Atualmente, são os equipamentos do berço 213, que passam por essa revisão periódica. A previsão é que encerre até o próximo dia 22. Logo em seguida, no dia 23, está previsto o início da manutenção no berço 214. Todos os serviços devem terminar até o final de janeiro.

Investimento – São cerca de R$ 19 milhões investidos em manutenção elétrica, automação e mecânica em todas as seis linhas, shiploaders e subestações, além dos serviços como substituição das coberturas em arco das correias transportadoras; substituição da escada de acesso à faixa portuária pelo antigo painel central; manutenção dos geradores de energia dos shiploaders (equipamentos usados para carregamento dos navios); e fornecimento de materiais e componentes elétricos e de automação para remodelar o meio físico e arquitetura de redes remotas do sistema de automação do Corredor de Exportação.

Planejada – A manutenção realizada nesta época é planejada ao longo de todo o ano e envolve contratação de empresas terceirizadas, compra de material e outros fatores que exigem planejamento prévio. A Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (ATEXP) e a Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (AOCEP) atuam em parceria com a Portos do Paraná durante as manutenções. Conforme acordos de cooperação celebrados com a empresa pública, as associações são responsáveis pela manutenção dos equipamentos.

Movimento – De janeiro até o último dia 15 de dezembro, foram 17.712.778 toneladas de granéis movimentados pelos três berços do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá. O volume é quase 1 milhão de toneladas maior que o registrado no período, em 2021.

Fonte: portaldoagronegocio

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