Benefícios e incentivos podem melhorar a atratividade e motivar os profissionais contratados a permanecerem na empresa, além de aumentar o engajamento. A FS, uma das maiores produtoras de etanol, nutrição animal e bioenergia do Brasil, que tem as indústrias situadas no estado do Mato Grosso e está expandindo suas operações, tem oferecido um pacote de benefícios acima da média dentre as empresas do segmento.
A empresa, que começou a operar em 2017, possui cerca de 860 colaboradores nas unidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso (MT), no escritório administrativo em São Paulo, além das pessoas que já atuam nas obras da nova unidade que será inaugurada no primeiro semestre de 2023, em Primavera do Leste (MT). E o quadro segue em ampliação: até março de 2023 serão abertas cerca de 100 posições em diversas áreas, principalmente na nova planta. O ambiente dinâmico de uma companhia em crescimento oferece desafios e oportunidades significativas para os profissionais em diversas áreas.
Dentre os destaques da política de benefícios da companhia está a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que é de, no mínimo, seis salários, podendo chegar a 12 salários para posições executivas.
Diferentemente da maioria das empresas, o convênio médico oferecido é inteiramente coberto pela FS, o funcionário não participa com nenhum valor e, recentemente, a indústria passou a oferecer um plano de previdência privada com 100% de contrapartida do valor investido pelo colaborador.
Como Empresa Cidadã, as licenças maternidade e paternidade são estendidas na FS, podendo chegar a seis meses e 20 dias respectivamente. O desconto pelo vale-transporte é de apenas 10 reais por mês e a companhia oferece também veículo- benefício para cargos gerenciais.
As fábricas possuem restaurantes com café da manhã, almoço e jantar, onde os funcionários podem fazer as três refeições e contam ainda com o cartão-benefício flexível que pode ser usado em qualquer estabelecimento que comercialize alimentos.
Com um orçamento amplo para treinamentos, a política de desenvolvimento da FS contempla avaliações regulares de desempenho e, de acordo com os próximos passos de carreira, os colaboradores podem receber auxílio-educação, com bolsa de 70% para cursos de graduação, pós-graduação e especialização. Nos cursos de inglês, a bolsa é de 50%, e, também, é disponibilizada uma plataforma on-line gratuita para o ensino do idioma.
Para dar suporte aos profissionais de outras regiões do país que são contratados para trabalhar nas unidades do Mato Grosso, foram estabelecidos benefícios de mobilidade, como os auxílios mudança, mobília, aluguel e transferência.
“Os benefícios competitivos são consequência do trabalho do nosso time, que é comprometido e entrega um resultado incrível. Vemos nossos colaboradores como sócios. Procuramos profissionais movidos a desafios, que tenham flexibilidade, agilidade, paixão por realizar, fazer e acontecer, que sejam ambiciosos e protagonistas. O protagonismo é fundamental nesse caminho”, diz a diretora de Gente e Cultura da FS, Janaina Andrade.
Recentemente, a companhia foi certificada pela Great Place to Work (GPTW) com o selo Melhores Empresas para Trabalhar. O processo mensurou confiança, segurança física, gestão, benefícios e valorização dentro da companhia e, em sua primeira submissão, a FS já obteve a concorrida certificação e foi ranqueada como uma das 100 melhores indústrias para se trabalhar no Brasil.
A meta da indústria é fomentar a mão de obra local, até 2030, seu quadro funcional deve ser composto em 70% por profissionais das localidades onde ela atua. Para isso, em parceria com o Senai do Mato Grosso, a empresa mantém o Programa Capacita FS, que forma profissionais técnicos e qualificados para o trabalho na indústria. O ritmo acelerado de expansão possibilita crescimento e novos desafios para os talentos da empresa, entre abril e novembro de 2022, foram quase 150 colaboradores promovidos.
Fonte: portaldoagronegocio