A casa localizada na Linha Cabeceira da Divisa, no interior de Chapecó, abriu as portas para o turismo rural há cerca de dois anos. Com o Café Colonial Sabores do Campo, a família começou a oferecer jantares italianos às sextas-feiras e café colonial aos sábados e domingos.
A propriedade de Evandro e Raquieli faz parte da primeira rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó, que tem como objetivo incrementar a atividade no município. A iniciativa foi organizada por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
O lançamento ocorreu nessa semana no Café Colonial Sabor do Campo. O empreendimento oferece mais de 30 opções, como café com leite, sucos, queijo, salame, goiabinha, biscoito de manteiga, geleias, vários tipos de bolos e frutas, que podem ser degustadas em ambientes internos ou externos. O casal investiu cerca de R$ 100 mil no negócio.
Evandro atuava como gerente em uma loja de informática e material de escritório enquanto sua esposa trabalhava no comércio. O sonho era montar uma padaria, mas em uma viagem para o litoral tudo mudou. “Paramos em um café colonial e tivemos a ideia de montar algo em Chapecó. Fizemos cursos, pegamos dicas e montamos o negócio. Quando inauguramos começou a pandemia e fechou tudo. Apesar disso, nos adaptamos à nova realidade e estamos com bom movimento. Servimos cerca de 50 jantares italianos e 300 cafés entre o sábado e o domingo. Recebemos o convite para integrar a rota e temos certeza que isso aumentará ainda mais a visibilidade do nosso empreendimento”, afirmou.
A gestora regional oeste do Programa Cidade Empreendedora Gabriela da Costa Heming destacou o intenso trabalho realizado por meio das consultorias para preparar os empreendedores rurais a desenvolverem o turismo rural de maneira eficiente, rentável e com qualidade de vida e bem-estar. “O interior de Chapecó é rico em suas belezas e o Sebrae/SC, por meio do Cidade Empreendedora, se preocupa em levar aos empresários rurais capacitações para que eles sintam-se seguros e preparados para desempenharem suas atividades no turismo”.
CAMINHOS TURÍSTICOS
A rota Desbrave Chapecó fica na região norte do município. Integram o roteiro as comunidades de Colônia Cella, Colônia Bacia, Linha Simonetto, Linha Boa Vista, Linha Cabeceira da Divisa e Distrito de Sede Figueira. Durante as visitas, os turistas terão contato com queijos, geleias, vinhos, cuidados com a saúde por meio de um SPA, contato com a natureza, lazer e entretenimento.
Além do Café Colonial Sabor do Campo fazem parte da rota a Indústria de Alimentos Malagutti, a empresa de vinhos e espumantes Giardino Viel, o Recanto dos Pinhais, o SPA dos Pinhais, a Da Casa Amarela, Camping Sítio Pousada e a Belbrück Cervejaria Artesanal. Os interessados em realizar visitas podem agendar pelo telefone 99123-7531.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, salientou que os empreendimentos surgiram pelo esforço individual e que, com a rota, a Administração Municipal colaborará com aspectos como sinalização, divulgação e melhoria dos acessos. “Às vezes não nos damos conta das belezas que temos aqui. Possuímos no centro o Ecoparque, a Arena Condá, a Catedral e outras atrações. Aqui temos uma boa gastronomia, com queijos, vinhos, espumantes e cerveja artesanal. No Goio-Ên temos belas paisagens do Vale do Rio Uruguai e a Trilha do Pitoco. A Administração apoia o turismo, investirá em capacitação e qualificação para que esta atividade também seja referência em Chapecó”, disse.
MUDANÇA DE VIDA
A empresa rural de Daniela Mazera Barp e o esposo Cristiano Barpi está localizada na Linha Simonetto. Daniela é psicóloga e sempre trabalhou no setor empresarial e Cristiano é técnico em alimentos. Há cerca de dois anos decidiram mudar de vida e resolveram investir em algo que trouxesse qualidade de vida, na qual pudessem usufruir do ar puro do interior e das belezas da natureza. Foi então que começaram a produzir geleias.
Na rota Desbrave Chapecó, a Da Casa Amarela oferecerá aos visitantes saborosas geleias artesanais feitas com o verdadeiro sabor da fruta, sem conservantes. A nossa propriedade oportunizará aos visitantes a experiência de vivenciar o passo a passo da produção de geleias. Além disso, haverá degustação com foco na comercialização do produto.
“Também estamos ampliando para a linha de panificados, bolos, pães e bolachas. Começamos a expor os produtos em feiras rurais até que surgiu a ideia do turismo, onde encontramos um ganho enorme. Quando fomos convidados a integrar a rota não pensamos duas vezes. É uma oportunidade única de divulgarmos nosso negócio e das pessoas verem que Chapecó tem turismo rural sim”, comentou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl reforçou a qualidade do turismo oferecido na rota e destacou a importância de uma Administração Pública que acredita e investe neste setor. “O Sebrae/SC por meio do Cidade Empreendedora, visa contribuir na estruturação e capacitação desses empreendedores rurais que viram no campo uma oportunidade de renda e melhoria de suas vidas. Esses profissionais que integram a rota Desbrave Chapecó merecem os aplausos por acreditarem e apostarem no empreendedorismo rural. Seguimos juntos engajados em ações e iniciativas que transformam a vida das pessoas”.
NOVAS ROTAS DE TURISMO
A organização das propriedades para integrar a rota de turismo passou pelo trabalho minucioso das consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski. Elas realizaram as capacitações que prepararam os empresários rurais para a atuação com o turismo rural. O primeiro passo foi o diagnóstico dos potenciais turísticos do município, com posterior visitação, orientação e consultoria. Também colaboraram com a rota rural a Epagri, o Senar/SC e o Sindicato Rural de Chapecó.
Os objetivos são estruturar um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes na zona rural de Chapecó, valorizar a produção colonial e artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda através do turismo e proporcionar alternativas para contribuir com a permanência das famílias no campo.
“Descobrimos vários potenciais turísticos e identificamos cinco possíveis rotas a serem trabalhadas em Chapecó, mas escolhemos iniciar com foco na rota turística gastronômica rural. Trabalhamos a capacitação das propriedades, organização, sinalização interna, segurança, atendimento, apresentação dos produtos e apresentação pessoal. Também foram feitas missões técnicas para conhecer outros projetos de turismo. Hoje entregamos essa belíssima rota e nosso desafio para o próximo ano é construir novos projetos para o município e mostram que Chapecó também tem turismo”, observou Karla.
Segundo as consultoras, os cinco eixos de turismo identificados em Chapecó foram: náutico, ecoturismo, experiências da natureza, história e cultura e arte.
Fonte: portaldoagronegocio