A expectativa é de que, com essa cooperação, um maior número de produtores rurais tenha acesso às informações técnicas sobre o desempenho dos animais Girolando. Para isso, a parceria prevê uma série de ações pelo Brasil, dentre elas a participação em eventos técnicos e feiras, como a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023, agendada para o período de 7 a 10 junho, em Belo Horizonte/MG. “A Alta tem uma história antiga com a Girolando, iniciada desde seu reconhecimento oficial como raça, em 1996, pelo Ministério da Agricultura. Levamos para todos os cantos do mundo não só a genética dos touros, mas também as informações técnicas que comprovam o alto desempenho do Girolando na produção de leite com sustentabilidade”, destaca Guilherme Marquez, zootecnista e gerente de Produto Leite Tropical Alta. Com matriz em Calgary, no Canadá, a Alta atua em mais de 90 países e está no Brasil há mais de 25 anos, com escritório administrativo em Uberaba/MG.
Segundo ele, existe uma demanda forte pela genética Girolando na América Latina e África que tende a aumentar com as inovações constantes nas avaliações genéticas e genômicas promovidas pelo programa de melhoramento PMGG. “Essa evolução mostra ao mercado que os touros da raça são uma alternativa confiável para o desenvolvimento da pecuária leiteira nos mais diversos climas e regiões. Quem acreditou desde o início no Girolando e investiu em melhoramento genético, agora está colhendo importantes avanços dentro da raça”, garante Marquez.
O presidente da Girolando, Domício Arruda, reforça a importância da parceria com a Alta para levar mais conhecimento a produtores rurais de todo o mundo. “A Embrapa, em conjunto com a equipe técnica da associação, tem desenvolvido inovadoras ferramentas de seleção, lançando novas características, focadas no desempenho zootécnico e econômico de nossos animais. Tudo isso aumenta a confiabilidade das informações sobre a raça. E a Alta sempre acreditou no potencial dos touros Girolando, divulgando esses dados para seu público. Estamos felizes que, em 2023, ela passa a integrar o grupo de Parceiros Master da entidade, composto atualmente por empresas de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite”, acrescenta Arruda.
Segundo o coordenador de Markting da Girolando, Raphael Botta, a participação da Alta marca o retorno das centrais de inseminação ao projeto de Parceria Master. “Isso demonstra a força do projeto que realizamos com muita dedicação e comprometimento para promover os avanços da raça Girolando. Uma parceria de 365 dias que, sem dúvida alguma, fortalece ambas as partes em busca do sucesso da cadeia produtiva do leite”, finaliza Botta.
Fonte: portaldoagronegocio