A mudança é resultado da troca da empresa prestadora do serviço de imagens, que até então era realizada pela One Laudos. Durante o período de transição, os atendimentos dos pacientes estão sendo realizados normalmente no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM), garantindo a continuidade da assistência sem prejuízo à população.
De acordo com o secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, a Prefeitura foi notificada de forma repentina pela empresa anterior, que anunciou a suspensão imediata dos serviços a partir do dia 18 de julho.
A suspensão teria ocorrido por falta de pagamento desde setembro de 2024, na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). A dívida total seria de cerca de R$ 2,1 milhões, segundo noticiado pelo jornal A Gazeta nesta terça-feira (22).
“A notificação chegou no dia 17 informando que no dia seguinte todos os atendimentos de tomografia e eletrocardiograma seriam cancelados. Agimos de forma rápida e solicitamos apoio imediato do HMC e do PS antigo, que prontamente atenderam à nossa solicitação. Também iniciamos a contratação emergencial de uma nova empresa, que já iniciou a instalação dos equipamentos. O tomógrafo já está em Cuiabá e a previsão de retomada total é de até 7 dias”, explicou.
A nova empresa responsável, já conhecida da rede por prestar serviços de raio-x, assume agora a oferta de exames com condições ainda melhores para a saúde pública da capital. Segundo Raiza Boabaid, secretária Adjunta de Finanças e Planejamento, além da agilidade na solução, a substituição trouxe ganhos financeiros e técnicos para o município.
“Apesar do susto, conseguimos transformar o problema em uma solução vantajosa. A nova empresa aceitou realizar os exames por um valor 40% menor do que o contrato anterior e ainda prestará serviço 24 horas por dia, o que amplia significativamente a cobertura e a agilidade no atendimento de urgência e emergência.”
Antes da mudança, o atendimento funcionava por apenas 12 horas, e exames urgentes feitos no período noturno precisavam ser realizados em hospitais da rede, o que exigia regulação e transferência dos pacientes. Com o novo modelo, as UPAs passam a contar com cobertura total, sem necessidade de deslocamento entre unidades, agilizando o diagnóstico e tratamento dos casos mais graves.
A secretária destaca ainda que a suspensão do serviço pela empresa anterior ocorreu sem o cumprimento do diálogo previamente estabelecido. “Já havíamos alinhado que a One Laudos iria atuar em regime de 24 horas, inclusive para auxiliar o Hospital São Benedito, que também está passando por troca de prestador. Mas fomos surpreendidos pela paralisação repentina, sem chance de organizar o atendimento. Ainda assim, conseguimos manter o atendimento funcionando com o apoio das demais unidades e, agora, vamos ampliar o serviço com mais eficiência e menos custo.”
Por ora, o serviço será prestado em regime indenizatório, até que o novo processo licitatório – já em andamento – seja concluído, o que deve ocorrer até o final do ano. Caso seja comprovada a necessidade e viabilidade técnica, o atendimento em tempo integral poderá se tornar permanente.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a qualidade da assistência à população, mesmo diante de situações inesperadas. A transição para o novo modelo de atendimento nas UPAs demonstra a capacidade da gestão em agir com responsabilidade, eficiência e foco na melhoria dos serviços oferecidos aos cuiabanos.
Fonte: Olhar Direto