Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra as 5 melhores barracas de comida na Liberdade, São Paulo: guia completo!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Feira da Liberdade acontece aos finais de semana desde 1975 e vive cheia de pessoas circulando entre as barraquinhas de tendas brancas e vermelhas na Praça da Liberdade, em São Paulo.

Na década de 1970, o foco da feira era o artesanato. Entre as mais de 200 barracas, as que vendem bolsas, bijuterias, quadros e decorações feitas a mão ainda estão por lá, mas são as tendas de comida que vivem apinhadas.

Aqui, paciência é palavra de ordem: não adianta ter pressa para se mover entre a multidão ou ser atendido nas barracas. Mas a notícia boa é que a espera costuma ser recompensada pelos deliciosos sabores da culinária japonesa e chinesa.

No universo gastronômico da Feira da Liberdade, fazem mais sucesso as barracas que vendem macarrão (yakissoba ou yakibifum), bolinhos de polvo e camarão (takoyaki e ebiyaki), pastéis japoneses (guioza), legumes e frutos do mar empanados (tempurá), frango frito empanado (karaage) e bolinho doce de arroz recheado (mochi).

O público tem lugares favoritos, onde as filas costumam ser maiores. A Família Nakamura faz guiozas turbinadas que são referência na Feira da Liberdade. A massa e o recheio que mistura verduras, carne bovina e suína são preparados na hora e a guioza com cebolinha por cima, uma delícia!

Os bolinhos de camarão e polvo são mais pedidos na barraca da Família Naraki e na barraca Yamaguchi. Tempurá é com a Barraca do Wu e a Barraca Oriental, que fazem grandes empanados de camarões frescos.

O Temaki do Ailton é autoexplicativo e também muito concorrido. Para a sobremesa, a Imagawayaki prepara um doce de mesmo nome que é recheado com pasta de feijão azuki.

Quando estiver passeando pelas barraquinhas, é possível que você encontre a estátua de bronze de Deolinda Madre, conhecida como Madrinha Eunice. A sambista fundou a Escola de Samba Lavapés, na década de 1930, e foi ativista do movimento negro.

Escultura Madrinha Eunice, Liberdade, São PauloEscultura Madrinha Eunice, Liberdade, São Paulo
(Rovena Rosa/Agência Brasil)

Serviço

Onde? Praça da Liberdade, S/N. Na saída A da estação de metrô Japão-Liberdade (linha 1-Azul).

Quando? Aos finais de semana, das 9h às 18h.

Leia tudo sobre São Paulo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.