O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão da tarifa de 40% aplicada a produtos agrícolas brasileiros, incluindo café, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
De acordo com a ordem executiva divulgada pela Casa Branca, a medida ocorreu após uma conversa telefônica entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ambos concordaram em avançar em negociações sobre questões citadas no Decreto Executivo 14.323.
Segundo o documento, recomendações de autoridades envolvidas no monitoramento do estado de emergência previsto no decreto contribuíram para a decisão. A avaliação é de que parte das importações agrícolas brasileiras não deve mais estar sujeita à tarifa adicional devido ao progresso inicial nas tratativas entre os dois governos.
A Presidência dos EUA também publicou um anexo detalhando os produtos que deixam de ser afetados pela alíquota extra, justificando que as alterações são consideradas necessárias para lidar com a emergência nacional mencionada no decreto.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






