O racional colaborativo é o que leva muitos empreendedores a defender a interação e networking como alguns dos mais valiosos mecanismos para prosperar um pequeno negócio. É também a base para a atuação do FoodCo. há três anos, uma foodtech voltada à educação e capacitação de donos de restaurantes.
Fundada em 2021, a plataforma deu seus primeiros passos durante a pandemia, fase em que a digitalização de iniciativas diversas ganhou ainda mais força entre os pequenos negócios. O cenário também colaborou para que a iniciativa se definisse como uma “comunidade”, nos tempos em que a troca de experiências e dicas para manter operações comerciais de pé eram válidas a todo e qualquer empreendedor.
“Em três meses, já conseguimos mostrar que o modelo de comunidade funcionava, pois alcançamos 5 mil membros. Foi uma prova de que estávamos no caminho certo”, diz Patrícia Lourenço, líder do FoodCo.
Patrícia explica que o FoodCo. surgiu de uma necessidade percebida entre os donos de restaurantes, que se viam carentes de capacitação em gestão – como o foco em estratégia e acompanhamento de métricas importantes para o gerenciamento de um negócio. “É uma preocupação muito grande nesse setor, essa falta de visão estratégica. Então decidimos que precisávamos fomentar essa cadeia”, conta.
Como funciona?
Uma das maneiras mais assertivas de explicar a atuação do FoodCo. é, talvez, comparando-o a uma startup de educação e tecnologia. Isso porque, por meio de uma plataforma digital, o FoodCo. oferece acesso a inúmeros conteúdos educativos para auxiliar gestores e donos de empreendimentos do setor alimentício a tornar suas operações mais robustas.
Na lista estão cursos de gestão, controle financeiro e estudos de caso de sucesso envolvendo grandes marcas. “Somos uma foodtech de educação e comunidade. O que fazemos é promover essas trocas e enriquecer o mercado de food service do Brasil”, diz Patrícia.
Com o viés comunitário, o FoodCo. promove eventos, presenciais e online, para fomentar debates sobre as principais tendências do setor, além de boas práticas entre os donos de operações gastronômicas, como restaurantes, buffets, pizzarias, padarias, entre outros estabelecimentos.
Além disso, os membros da comunidade também recebem mentorias quinzenais com especialistas do mercado. Ao todo, já foram mais de 300 horas de aulas concedidas até o momento.
“Queremos promover um espaço seguro para que eles possam gerar conexões e crescer juntos, falando sobre suas dores, recomendações para lidar com clientes e fornecedores, entre outras coisas’’, diz. Já do lado de conteúdo, a plataforma oferece podcasts e relatórios, além de boletins econômicos com análises semanais sobre o setor e dicas para que os membros possam embasar as melhores tomadas de decisões.
Até o momento, foram 35 mil empreendedores de todas as regiões e estados brasileiros impactados pelas iniciativas da foodtech que, hoje, mantém sua comunicação com os membros da comunidade pelo WhatsApp, em pelo menos 46 diferentes grupos — cuja moderação é de responsabilidade do FoodCo.
“Os grupos permitem uma interação constante entre os membros. Vemos muita troca interessante acontecendo por ali. Nosso trabalho, além de divulgar os conteúdos, é cuidar para que as relações ali sejam boas para todos”, explica a líder.
Atualmente, a participação em qualquer um dos inúmeros grupos do FoodCo. é gratuita, uma mudança em comparação aos primeiros anos da plataforma — quando era cobrada uma assinatura mensal para o ingresso. Por esse motivo, o FoodCo., hoje, busca monetizar o negócio com a ajuda de outras frentes, como a de eventos para o setor. O principal deles, o FoodCo. Experience, que reúne a comunidade de Curitiba e região, já está em sua terceira edição anual. Para 2024, estão previstos mais dois encontros. A meta, a partir de 2025, é ter seis ocasiões por ano.
O que vem pela frente
Agora, passados três anos desde a sua criação, o FoodCo. quer aproveitar o legado deixado pelo evento para levar sua expertise em educação empreendedora para o food service a todo o Brasil, expandindo o FoodCo. Experience para além de Curitiba.
Além disso, a plataforma também pretende adotar um posicionamento mais “consultivo”, sendo capaz de indicar os melhores fornecedores e softwares de gestão para restaurantes, por exemplo. “Nos últimos três anos, trouxemos valor ao nome do FoodCo., que se tornou uma referência de empresa parceira dos restaurantes. É por isso que ocupamos o papel de ser uma voz a ser escutada. Uma voz parceira, com indicações de valor. Esse é o nosso futuro”, conclui Patrícia.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 10 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta