Diante de acusações de atualizações triviais, a Apple está tentando provar que a inovação em smartphones não está morta com um novo sistema de inteligência artificial para seus iPhones mais recentes.
Sua grande vantagem é que ele pode reescrever seus e-mails e mensagens, criar emojis malucos na hora e transformar a Siri em uma tagarela no estilo chatgpt.
Mas será que a IA vale o custo de uma atualização? Depois de experimentá-la nas últimas semanas, tenho algumas ideias.
Quando o Apple Intelligence será lançado?
Antes de nos aprofundarmos nos principais recursos, aqui está uma recapitulação das principais datas que você deve saber.
A Apple está pronta para lançar o Apple Intelligence como parte da atualização do software iOS 18.1 em meados ou no final de outubro.
Em vez de nos dar tudo de uma vez, a Apple optou por distribuir os novos recursos nos próximos meses, com algumas das maiores vantagens (como a nova Siri e a geração de imagens) chegando apenas em dezembro e na primavera.
Em quais iPhones ele está disponível?
Devido ao hardware extra e ao poder de processamento que requer, o software de IA será limitado aos smartphones mais potentes da Apple: o iPhone 15 Pro e Pro Max do ano passado, bem como a nova linha do iPhone 16.
Embora a Apple tenha descontinuado os modelos do iPhone 15 Pro, eles ainda estão disponíveis em outros varejistas a partir de £899, embora você possa conseguir um de segunda mão por menos. A linha do iPhone 16, por sua vez, começa em £799 e chega a incríveis £1.199.
O Apple Intelligence é bom?
Eu estava ansioso para experimentar o Apple Intelligence e instalei rapidamente a versão beta do iOS 18.1 em meu iPhone 15 Pro. Essa versão do software vem com algumas peculiaridades, mas elas não atrapalharam a IA, o que me deixou livre para testá-la.
Porém, depois de passar algum tempo com as novas ferramentas, minha empolgação inicial diminuiu bastante.
Para mim, o grande problema da Apple Intelligence é que não há um caso de uso convincente para ela.
Ferramentas de reescrita
Em vez de gerar texto a partir de suas descrições, como o ChatGPT, ele só é capaz de revisar ou reformular seus e-mails e mensagens. Isso é bom se você estiver constantemente enviando e-mails para o trabalho ou administrando um negócio no WhatsApp, mas não é uma mudança de jogo para todos os outros.
Ele também tem ferramentas de formatação para transformar o texto em listas com marcadores ou em uma tabela, o que provavelmente seria mais útil quando se trabalha em um laptop com tela e trackpad maiores. Tocar constantemente na tela minúscula do telefone para destacar as partes que precisam de estilo não parece ser muito intuitivo.
É claro que é muito conveniente ter o recurso de reescrita incorporado ao iPhone, evitando que você copie e cole entre o ChatGPT e o Mail ou WhatsApp. Os resultados, no entanto, não são exatamente mágicos (ou, como a Apple proclama em seus anúncios, “geniais”).
Eu não recomendaria usá-lo para escrever uma carta de apresentação, por exemplo – quase dá para sentir o cheiro da IA em seu estilo de escrita abafado. Mas não há problema em passar seu trabalho pelo revisor para que ele possa adicionar vírgulas ou apóstrofos que estejam faltando.
Tenho certeza de que muitas pessoas vão gostar, mas, várias semanas depois, já esqueci completamente que ele existe. Não ajuda o fato de não haver um ícone do Apple Intelligence no teclado para me avisar sobre isso.
Notificações
Mas, de longe, o maior problema que tenho com a nova IA é o fato de ela ser completamente sem alegria. A ferramenta de reescrita não é nem de longe tão divertida quanto o ChatGPT. E um problema ainda maior são os resumos de notificação com IA.
Uma vantagem que lhe permite ver os resumos de seus e-mails e textos recentes em uma única olhada parece ser uma ótima ideia no papel. Na realidade, é tudo menos isso.
De repente, a onda de mensagens irreverentes, e muitas vezes NSFW, em meus WhatsApps foi reduzida a textos sem truques. Parecia que alguém havia substituído meus amigos turbulentos e sem remorso por um representante de RH robô. Agrupados em uma única notificação, os e-mails pareciam confusos, especialmente agora que eu não podia mais ver o remetente.
Descobri que continuava tocando nos resumos para ver as mensagens individuais. Agora eu só queria que eles desaparecessem.
A Siri ainda é insuficiente
Em outros lugares, a Siri está mais inútil do que nunca. O ajudante digital da Apple ainda está aguardando sua grande atualização de IA, mas agora você pode digitar suas perguntas para ele nesse meio tempo.
Boa sorte em conseguir uma resposta decente para qualquer coisa um pouco mais complexa do que “como estará o tempo amanhã?”. Pedi a ele que recomendasse alguns restaurantes no leste de Londres e ele respondeu com o O2 e uma cafeteria. Dificilmente um restaurante fino.
Sim, o novo brilho animado que ilumina a tela quando você ativa a Siri parece legal, mas prefiro usar o Google (ou o mecanismo de busca com IA da Perplexity) para obter resultados adequados.
Resumo de e-mails e edição de fotos
A capacidade de remover objetos e pessoas das fotos seria impressionante se não estivesse tão prontamente disponível em qualquer outro lugar. O Google e a Samsung oferecem o mesmo recurso há anos. Ainda assim, ele funciona tão bem no iPhone e é uma maneira prática de aprimorar suas fotos.
Embora os resumos das notificações não fossem do meu agrado, a capacidade de resumir e-mails individuais foi um pouco mais útil. Minha caixa de entrada está repleta de boletins informativos sobre tecnologia, e-mails de relações públicas e material promocional.
A capacidade de condensar algumas dessas mensagens mais longas em apenas um parágrafo economiza tempo. Talvez isso possa até mesmo salvar sua pele em uma reunião geral após uma noite de bebedeira. Por outro lado, geralmente consigo saber se um e-mail vale meu tempo pela linha de assunto, portanto, no dia a dia, talvez eu nunca chegue a tocar em um resumo.
Você deve fazer o upgrade?
Apesar da natureza desanimadora de tudo isso, a Apple ainda tem muito tempo para aprimorar sua IA. E poderia muito bem injetar nela uma dose necessária de diversão com o lançamento da geração de imagens e emojis nos próximos meses.
Por enquanto, é difícil para mim recomendar o upgrade para um novo iPhone apenas para o Apple Intelligence. Se o seu iPhone atual tem apenas um ou dois anos de idade, talvez seja melhor esperar pelos modelos do próximo ano, incluindo o iPhone SE 4 e o iPhone 17, mais baratos – quando a experiência completa de IA deverá estar pronta para os holofotes.
Fonte: Andre Lug