Notícias

Secretário de Saúde preso por tráfico de drogas em Curvelândia: Conheça o suspeito

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O secretário municipal de Saúde e vereador licenciado de Curvelândia, Roberto Serenini (PL), foi preso na manhã desta quinta-feira (4) durante a Operação Infirmus, deflagrada pela Polícia Civil. Ele é investigado por suspeita de utilizar um micro-ônibus da pasta para transportar mais de 52 quilos de cocaína até Cuiabá.

A Justiça decretou a prisão preventiva de Serenini e autorizou buscas na casa e no gabinete dele, após parecer favorável do Ministério Público. A investigação começou em 18 de agosto, quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Denarc) interceptaram o veículo no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. O ônibus transportava pacientes para consultas médicas, mas escondia caixas de supermercado recheadas com droga. O laudo da Politec confirmou que era cocaína.

Segundo a Polícia Civil, Serenini esteve na Unidade Básica de Saúde de Curvelândia na noite anterior à viagem e fez ligações para o motorista, orientando a troca do veículo. Há ainda indícios de que ele tenha apagado imagens do sistema de monitoramento da unidade. O DVR foi apreendido e periciado, e os técnicos constataram a exclusão de parte das gravações.

O delegado Ronaldo Binoti Filho explicou que os elementos levantados demonstram a ligação direta de Serenini com o esquema criminoso. Para ele, o caso mostra como criminosos conseguem se infiltrar em órgãos públicos e usar a estrutura da saúde como fachada para atividades ilícitas.

Três mandatos como vereador

Roberto Serenini soma três mandatos na Câmara Municipal de Curvelândia. Ele foi eleito pela primeira vez em 2016, quando concorreu com o nome de urna “Roberto da Real Motos” e recebeu 224 votos, sendo o mais votado daquele pleito. Durante essa legislatura, presidiu a Câmara.

Em 2020, novamente usando o nome de urna “Roberto da Real Motos”, conquistou a reeleição com 168 votos.

Já em 2024, optou por registrar na urna o nome de batismo, Roberto Serenini, e foi eleito pelo PL com 247 votos, o equivalente a 6,86% do total. Logo no início do atual mandato, em janeiro de 2025, se licenciou da função de vereador para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Perfil pessoal e ligação política

Nascido em Mirassol D’Oeste, em 20 de julho de 1986, Serenini tem 39 anos, é solteiro e possui ensino médio completo. Na declaração entregue ao Tribunal Superior Eleitoral em 2024, informou patrimônio aproximado de R$ 260 mil.

Conhecido na cidade pelo apelido de “Real Motos”, ligado à atividade comercial que exerceu no passado, Serenini sempre manteve atuação política próxima de lideranças estaduais. Em suas redes sociais, aparecia ao lado de figuras como o deputado federal José Medeiros, uma das vozes mais influentes da direita em Mato Grosso.

Com a prisão preventiva decretada, Roberto Serenini deve ficar afastado da Secretaria de Saúde e do mandato de vereador. A Câmara de Curvelândia ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de abertura de processo ético ou de perda do mandato.

O Primeira Página tenta contato com a defesa de Roberto Serenini.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.