O Ministério da Saúde emitiu, nesta quinta-feira (29), um comunicado oficial para orientar a população e os órgãos de vigilância sobre o vírus Nipah. A medida ocorre após a confirmação de novos diagnósticos na Índia, que atingiram profissionais da área da saúde e colocaram mais de uma centena de pessoas sob observação.
Embora o agente infeccioso seja considerado de alta letalidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro reforçou que o cenário atual não indica ameaça iminente de uma crise sanitária global.
O que é o vírus Nipah e como ocorre a transmissão
Identificado pela primeira vez no final da década de 90, o Nipah não é um vírus novo. Ele circula principalmente em regiões do Sudeste Asiático e tem como hospedeiro natural os morcegos que se alimentam de frutas.
A contaminação pode acontecer de três formas principais:
-
Contato com animais infectados (como morcegos ou porcos);
-
Consumo de alimentos contaminados por fluidos desses animais;
-
Transmissão entre humanos (em casos mais específicos e raros).
O quadro clínico preocupa autoridades por poder evoluir para problemas respiratórios severos ou encefalite — uma inflamação no cérebro com alto índice de mortalidade.
Vigilância e monitoramento no Brasil
Apesar da gravidade da doença, o Ministério da Saúde e a OMS classificam como baixo o risco de uma pandemia. Diferente de vírus com alto poder de contágio respiratório em massa, o Nipah apresenta uma propagação mais contida.
Em nota, a pasta destacou que o Brasil possui uma rede de resposta preparada para lidar com patógenos de alta periculosidade. O trabalho é realizado de forma integrada com centros de excelência, como a Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, além do suporte da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O monitoramento segue ativo, mas o foco atual das autoridades é a informação correta para evitar alarmismo, dado que a contenção dos casos na Índia tem sido considerada eficiente.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






