A meta é imunizar 32.943 pessoas contra a gripe. Contudo, até o momento, Sorriso aplicou apenas 4.310 doses, fator que tem preocupado a equipe da Secretaria de Saúde. “Nós precisamos reverter esse quadro; pedimos que familiares principalmente de crianças, gestantes e idosos que integram o público-alvo mais frágil, procurem as salas de vacina para a imunização”, alerta a coordenadora de Imunização, a enfermeira Kátia Dal Prá.
Para Kátia, a campanha de vacinação é a principal medida de prevenção contra o vírus. “Estamos no fim do período chuvoso e nesse cenário os casos de gripe são comuns; nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, explica. A enfermeira lembra que com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, será possível interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e agravamentos dos quadros.
A baixa adesão preocupa o Estado todo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o último sábado, dia 03, Mato Grosso havia imunizado apenas 138.603 pessoas, o que equivale a 10,42% de cobertura vacinal no grupo prioritário, que é composto exclusivamente por crianças, idosos e gestantes. Em Mato Grosso, a meta é vacinar 1.427.428 pessoas contra a influenza neste ano.
“Precisamos mudar esse cenário; temos doses disponíveis em todos os PSFs”, alerta o secretário de Saúde, Vânio Jordani. “Estamos aguardando atualizações para a realização do Dia D, mas independente disso, temos doses disponíveis”, reforça.
Diferente dos outros anos, em 2025 a vacina contra a influenza passa a ficar disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. Com a alteração proposta pelo Ministério de Saúde (MS), agora a vacina contra a gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.
Para a imunização basta procurar um PSF munido de cartão de vacinas, cartão SUS e o CPF. Caso não tenha o cartão de vacinas, leve somente os demais documentos que um novo cartão será confeccionado na hora.
Meta por grupos
De acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para o Município, dos 32.943 cidadãos que integram o público-alvo, 3.290 são crianças de 6 meses a dois anos de idade, 11.014 são crianças de 2 a 6 anos; 9.590 são idosos; há ainda 1.645 gestantes e 270 puérperas. Na lista também constam 2.020 trabalhadores da saúde; 259 indivíduos privados de liberdade; 44 funcionários do sistema de privação de liberdade; 1.924 pacientes com comorbidades e 931 professores.
A vacina protege contra que cepas?
Vale destacar que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Fonte: cenariomt