As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Rondonópolis iniciaram em setembro uma ação de vacinação extra-muros para ampliar a cobertura vacinal em todas as regiões da cidade. As equipes de profissionais estão indo de casa em casa para imunizar os moradores, com o objetivo de alcançar pessoas que não conseguem ir até as unidades de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, destacou que a iniciativa é uma forma de levar a saúde diretamente à população. “Com essa ação, reforçamos o compromisso em aumentar os índices de vacinação e combater doenças. A saúde chega onde o povo está”, afirmou.
Cada unidade de saúde tem uma programação específica para as visitas. Na Vila Mineira, por exemplo, a ação ocorre das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. A flexibilidade de horário é estratégica para atingir pais e mães que trabalham e têm dificuldades para levar os filhos às unidades durante o dia.
O farmacêutico Edson Santos da Silva Junior explicou que o foco é vacinar crianças de 0 a 6 anos, mas outras vacinas, como a da gripe, também são aplicadas.
A iniciativa tem sido bem recebida pela população. A dona de casa Michelen Souza do Nascimento elogiou a ação por facilitar o acesso à vacinação. “Eles tiveram uma iniciativa muito boa ao vir, para poder olhar o cartão de vacina. Eu acho muito interessante”, disse. A doméstica Nely Marilene Tonetta Neithza também aprovou a medida, ressaltando a praticidade. “Eu achei ótimo, porque eles já vieram aqui e vacinaram. Daí não precisei ir lá, porque meu tempo é bem corrido. É uma facilidade para quem trabalha”, completou.
Fonte: cenariomt