Notícias

Restaurante interditado por más condições de higiene pode causar diversas doenças: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um restaurante de sushi, localizado no centro de Campo Grande, foi interditado nesta semana pela Vigilância Sanitária. O caso levanta uma questão muito importante: o que pode estar escondido em um prato aparentemente fresco e saboroso?

Especialmente quando falamos de comida oriental, onde peixes e legumes crus são protagonistas, a falta de higiene e armazenamento adequado pode transformar uma refeição em um perigo para a saúde. E não é exagero! Descubra os riscos que você corre ao comer em estabelecimentos com cozinhas insalubres.

Segundo a nutricionista clínica Phamela Ávila, a licença da Vigilância Sanitária não é só uma burocracia, mas uma garantia de que o restaurante segue protocolos para produzir e servir alimentos com segurança.

“Quando a gente fala em alimentação para população, a gente está falando diretamente de segurança alimentar e também de saúde pública. Se um restaurante é interditado, isso significa que ele não está cumprindo as regras básicas de higiene e segurança dos alimentos. O risco que a gente tem hoje, de fato, são as doenças transmitidas por alimentos, que são as DTAs, Doenças Transmitidas por Alimentos.”

Phamela Ávila, nutricionista clínica

Essas doenças já somam mais de 250 tipos conhecidos, causadas por contaminações químicas, físicas ou biológicas. As mais frequentes vêm de bactérias, vírus ou parasitas, como salmonella, Escherichia coli e vermes presentes em carnes e peixes.

“O mais comum, em geral, são as infecções causadas por bactérias, vírus ou parasitas”, reforça a nutricionista. Os perigos da carne mal armazenada, por exemplo, são as infecções por salmonella, Escherichia coli e parasitas.

Os sintomas são: febre alta, dores abdominais que podem ser intensas, diarreia intensa, desidratação que pode ser grave, náuseas e vômitos, podendo ir desde um desconforto gastrointestinal até casos de intoxicação alimentar.

“As pessoas que são mais vulneráveis são as que têm um pouco mais de idade, como idosos, as grávidas, pessoas imunossuprimidas e crianças.”

De acordo com Phamela, o grande problema é que a contaminação não é visível. “Por isso que é fundamental consumir refeições em locais limpos, salubres e com a liberação da Vigilância Sanitária”, reforça.

Restaurante de sushi insalubre? Cuidado!

Quando o prato é sushi, sashimi ou qualquer carne crua, o cuidado precisa ser redobrado. “Esses peixes e carnes em geral são alimentos altamente perecíveis.

Peixes crus, mal cozidos ou que não foram devidamente congelados, armazenados, manipulados pelas pessoas que estão preparando essas refeições, podem abrigar parasitas, podem também, por questões sanitárias, favorecer a proliferação de micro-organismos.”

Se não houver armazenamento, higiene e controle sanitário rigorosos, existe um risco para a saúde do consumidor, que pode desencadear um problema mais grave.

Denuncie

A Vigilância Sanitária possui um canal de ouvidoria para receber denúncias. Basta preencher o formulário eletrônico clicando aqui. Se possível, deve conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

Em Mato Grosso do Sul, o órgão fica na Rua Joel Dibo, 267 (Campo Grande). Os telefones são:

(67) 3312-1139
(67) 3312-1123
(67) 3312-1172

O e-mail é cvisa@saude.ms.gov.br.

 

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.