O AP Aratans, localizado no Centro de São Vicente (SP), é o reflexo de uma transformação cheia de significado. O apartamento de 65m², antigo e com planta original mal distribuída, já havia sido colocado à venda algumas vezes sem sucesso — até que a arquiteta Bianca Marques, agora moradora do imóvel ao lado do marido, decidiu encarar o desafio de reinventá-lo e transformá-lo em seu primeiro lar.
“O imóvel tinha uma disposição que não favorecia a convivência: a sala e a cozinha eram completamente isoladas, e ele contava com duas portas de entrada lado a lado, o que era totalmente desnecessário. Já tínhamos desistido de vender. Então eu me propus a repensar tudo, e transformar um dormitório em dois, como a maioria das pessoas buscava”, conta Bianca.
Como ficou o apartamento de 65m²?
O novo layout reorganiza completamente os usos dos ambientes. A antiga cozinha deu lugar à sala; a área de serviços virou uma cozinha integrada com península e comunicação direta com a sala de jantar.
Já a nova lavanderia está oculta dentro de um armário com portas camarão, que ainda garante ventilação mesmo fechado. A antiga sala se transformou em um quarto de casal espaçoso e acolhedor, e o dormitório original virou escritório com uma charmosa rede de descanso.
A marcenaria foi usada de maneira estratégica para valorizar o espaço, sem o sobrecarregar. O projeto não conta com rebaixo de forro, privilegiando a amplitude e a iluminação indireta, com destaque para a pintura na cor Mantra (Suvinil) na sala, que dialoga com as xilogravuras de Pablo Borges.
A mesa de bolachas da sala, assinada pelo Studio Stefanovicz, e as casinhas artesanais da Comunidade Maria do Barro também ajudam a compor uma atmosfera brasileira, afetiva e contemporânea.
Relacionadas
Relacionadas
Veja o resultados dos demais ambientes do apartamento de 65m²
A cozinha recebe o revestimento azul Horizontes Zanzibar, da Portobello, combinado ao granito Itaúnas levigado e à marcenaria em MDF amadeirado e argila, criando um contraste elegante e sutil.
No banheiro, o revestimento Cement Block, também da Portobello, aparece em meia parede fora do box, reforçando a leveza do espaço — que também serve como lavabo para visitas.
No quarto de casal, a marcenaria clara em L e a cabeceira de madeira com iluminação embutida trazem conforto visual e funcionalidade, enquanto um armário-sapateira em frente à cama proporciona armazenamento extra de maneira discreta.
O projeto foi desenvolvido em apenas um mês, com sete meses de obra. “A ideia era criar um lar leve, fluido e afetivo, onde cada escolha — dos revestimentos aos objetos de arte — traduzisse a nossa história”, completa Bianca.
Enfim, o Fashion Bubbles te convida a ler também Almofadas para sofá: como combinar cores na decoração da sala. Ou então, confira mais sobre Decoração em nossa categoria.
Fonte: fashionbubbles